Início » Governo do AM apoia pesquisa que aperfeiçoa diagnóstico de doença parasitária endêmica em regiões da Amazônia 
Amazonas

Governo do AM apoia pesquisa que aperfeiçoa diagnóstico de doença parasitária endêmica em regiões da Amazônia 

O estudo recebeu fomento da Fapeam via Programa Universal

Em Manaus, pesquisa aprimorou a forma para diagnosticar uma doença conhecida como filariose, causada por vermes parasitas que se alojam no organismo humano. Os resultados do estudo indicam que com o uso do exame PCR em tempo real (sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase) é possível disponibilizar resultados mais precisos e seguros da doença. O projeto recebeu fomento do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Universal. 

Causada por diversos parasitos, entre os quais, Mansonella ozzardi, Mansonella perstans e Onchocerca volvulus, a filariose é transmitida para os humanos por meio da picada de um mosquito vetor chamado pium, infectado pelas larvas do verme.  

De acordo com o coordenador do estudo, o doutor em Biologia Parasitária, Sérgio Luz, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o método do PCR em tempo real é mais eficiente quando comparado ao diagnóstico microscópico, técnica tradicionalmente utilizada para detectar a doença. 

“O diagnóstico molecular serve para nos ajudar a ter um perfil epidemiológico mais próximo da realidade. Se você tem um diagnóstico mais apurado vai poder fazer chegar a medicação a todos que estão doentes. Por isso, é preciso ter uma ferramenta que ajude a chegar a um resultado melhor. E a pesquisa alcançou isso, pois mostra que o diagnóstico molecular é mais sensível que o microscópico”, explicou. 

Dados científicos

Conforme destacou o pesquisador, o diagnóstico molecular via PCR afasta a possibilidade de resultados falsos negativos e, com isso, tem mais precisão para detectar, no organismo humano, a presença dos parasitos que provocam a filariose.   

O estudo não identificou diferença genética entre os tipos de filarioses encontradas e espalhadas por diversos locais da Amazônia, entre os quais, municípios das regiões do Alto Solimões e do Alto Rio Negro, consideradas áreas endêmicas para transmissão da doença. 

Destaca-se que determinada doença é tratada como endêmica quando possui grande número de casos em alguma área geográfica específica.

Sintomas

Febre, dor de cabeça, calafrio, náuseas e linfadenite (infecção nos linfonodos) são alguns dos sinais e sintomas da doença, tratada por medicamentos.  

Participação e apoio

Intitulado “Diversidade de filarias humanas no Estado do Amazonas: desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico molecular mais eficientes”, o estudo contou com a participação de nove pesquisadores e colaboradores vinculados aos laboratórios da Fiocruz no Rio de Janeiro e em Manaus, cujo laboratório está localizado na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus.  

Universal

O projeto é amparado por meio do edital nº 002/2018 do Programa Universal Amazonas, que fomenta projetos de pesquisa científica, tecnológica, de inovação, nas diferentes áreas do conhecimento, que busquem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do estado do Amazonas e para o ecossistema de CT&I estadual.