Início » Joana Darc anuncia criação de grupo técnico para garantir os direitos de pessoas autistas no AM
Política

Joana Darc anuncia criação de grupo técnico para garantir os direitos de pessoas autistas no AM

A deputada Joana Darc (UB) propôs a criação de um Grupo Técnico (GT) voltado para garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio aconteceu na Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, realizada nesta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Comemorado no dia 18 de junho, a data destaca a importância do conhecimento individual e coletivo das características diversas do espectro do autismo, com o objetivo de reduzir o estigma e o preconceito associado à condição. Para Joana, a data marca um ponto importante no Amazonas, a criação do Grupo Técnico  da Inclusão no Estado.

“Vamos firmar um grupo técnico para que possamos discutir as legislações, voltada para as pessoas com deficiência e com TEA, que não estão sendo cumpridas e o que precisamos fazer na questão da fiscalização. Vamos ainda ver quais são as leis que precisamos propor, e com esse GT possamos melhorar a vida da comunidade PCD e de pessoas com autismo, garantindo o direito constitucional”, explicou a parlamentar.

Na solenidade estiveram presentes representantes de secretarias do Estado, associações para pessoas com TEA, autoridades do Ministério Público e Defensoria Pública do Amazonas. O GT também servirá para agilizar as legislações para pessoas autista no Estado, com cronogramas de reuniões para verificar as pautas pertinentes.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O transtorno é permanente, sem possibilidade de cura, pois não é doença, por isso o diagnóstico e a intervenção precoces contribuem para alterar o prognóstico, suavizar os sintomas e ampliar a qualidade de vida.

“Vale lembrar que o Autismo não é doença. Que essa Sessão sirva para aprendermos mais, e vamos reunir o máximo de pessoas possíveis para que o GT seja efetivado no Amazonas, assim vamos adquirir mais conhecimento para respeitar a história de uma pessoa autista. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA”, disse Joana Darc, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência e Promoção Social.