Início » Explosão em comício deixa 44 mortos no Paquistão
Destaque Geral

Explosão em comício deixa 44 mortos no Paquistão

Um grupo terrorista paquistanês, o Tehreek–e-Taliban Pakistan (TTP), ameaçou com ataques violentos contra o Jamiat Ulema-e-Islam-Fazal (JUI-F), um grande partido religioso. O TTP acusa o JUI-F de hipocrisia por ser um grupo religioso islâmico que apoiou sucessivos governos e militares.

O Paquistão tem visto um aumento nos ataques terroristas desde que os talibãs afegãos voltaram ao poder em 2021. Os ataques do TTP têm como alvo oficiais de segurança e policiais, bem como civis. Em janeiro, um homem-bomba ligado ao TTP matou mais de 80 policiais em uma mesquita dentro de um complexo policial na cidade de Peshawar.

Os ataques do TTP se concentraram nas regiões que fazem fronteira com o Afeganistão. Islamabad alega que alguns dos ataques estão sendo planejados em solo afegão, uma acusação que Cabul nega. Analistas dizem que os combatentes em áreas tribais adjacentes a Peshawar e na fronteira com o Afeganistão ganharam força desde o retorno ao poder dos talibãs em Cabul.

“Isso faz parte da violência terrorista que parece aumentar no Paquistão antes das eleições, para criar uma sensação de instabilidade, que pode levar ao adiamento das votações”, disse o diretor executivo do Centro para Pesquisas e Estudos sobre Segurança, sediado em Islamabad.

O porta-voz do governo afegão, Zabihullah Mujahid, condenou o ataque do TTP e expressou “suas mais profundas condolências às famílias afetadas”.