Início » Seas promove temporada julina com arraiais nos Centros de Convivência da Família e do Idoso
cultura

Seas promove temporada julina com arraiais nos Centros de Convivência da Família e do Idoso

FOTOS: Divulgação/Seas

A programação inclui muitas danças, apresentação de figuras folclóricas e barracas com comidas típicas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), inicia, nesta sexta-feira (07/07), temporada de arraiais julinos nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (Ceci). O objetivo da programação é promover a interação das famílias dos bairros das zonas sul, oeste e norte de Manaus, oferecendo atividades socioculturais e entretenimento. A programação inclui muitas danças, apresentação de figuras folclóricas e barracas com comidas típicas.

A programação, desta sexta-feira, vai ser concentrada no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida, zona sul de Manaus, e no Centro Estadual de Convivência Família André Araújo, situado no bairro da Raiz, zona sul. Em ambos os centros, o público usuário dos aparelhos públicos vai poder participar com suas respectivas famílias.

O Ceci iniciou sua programação, ainda pela parte da manhã, com uma feira voltada para a exposição de produtos artesanais, bazar e barracas de comidas, estimulando o empreendedorismo. A partir das 14h, será realizada uma tarde cultural com apresentações musicais e o festival do boi-bumbá, com as apresentações de figuras típicas como ‘Pai Francisco e Mãe Catirina’, ‘Pajé e Tribo Guerreiros’, a ‘Sinhazinha e o Boi’.

Também não faltarão as lendas da Vitória-Régia, da Yara, da Cobra Grande e do Boto, além da Cunhã-Poranga, Porta-Estandarte e tribo bailado. A programação aos idosos e envelhecentes vai encerrar com o “Quadrilhão Ceci na Roça”. “Montamos uma programação especial para todos os gostos, com certeza vai agradar a todos os presentes”, garante a diretora do Ceci, Lilia Albuquerque.

O ‘Arraial CECF André Araújo na Roça’, vai iniciar a partir das 18h, na quadra do centro, situado no bairro da Raiz, zona sul. Além de atrações musicais, vai ter um espaço gourmet com comidas típicas; danças e a tradicional quadrilha na roça.

Programação variada

O arraial do CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antonio, zona oeste da capital, vai acontecer no dia 14 de julho, no salão central, das 17h às 22h. O público presente vai poder assistir a vários tipos de danças como a ‘dança mexicana’, ‘dança rafiki’, quadrilha, grupo de dança alegria, diva na roça, rafiki e ciranda binda. Na parte musical, vai ter forró storyzin, e forró na pegada. A programação inclui, ainda, barraca do beijo, pescaria, barracas de comidas típicas, barraca de bebidas e infláveis.

O arraial do Centro CECF Teonízia Lobo, localizado no bairro Mutirão, zona norte de Manaus, vai ser realizado no dia 28 de julho, a partir das 18h. A programação inclui apresentação de danças dos Grupos de Convivência, bandas musicais, comidas típicas e bingo.

No dia 29 de julho será a vez do CECF Padre Pedro Vignola, situado no bairro Cidade Nova, zona Norte, realizar seu arraial, munido de festa julina, apresentações de danças folclóricas e comidas típicas, das 16h às 22h.

Com informações da assessoria.