Início » Programa Mania de Ler destaca a importância da contação de histórias para crianças
cultura

Programa Mania de Ler destaca a importância da contação de histórias para crianças

Com grande incentivo à leitura, a iniciativa é opção de lazer para toda a família, no Centro de Manaus

O Programa Mania de Ler apresenta, a partir deste domingo (09/07), das 17h às 20h, no Largo São Sebastião, uma programação com atividades de leitura e contação de histórias. No dia 16 de julho, o projeto conta com a presença da escritora Lucila Bonina, que destaca a temática dos contos tradicionais do imaginário amazônico.

Segundo Lucila, será uma sessão de contação de histórias em que as palavras serão o brinquedo central. Seja pelas canções e brincadeiras faladas, seja pelas histórias partilhadas. “Os contos que irei contar são histórias da tradição oral, ouvidas na beira dos rios amazônicos e dos povos tradicionais”, explica.

Na ocasião, a escritora ainda apresentará seu livro “Os sapos contaram”, que traduz as memórias de sua infância vivida a beira do Rio Negro, no Amazonas. Pesquisadora de literatura infantojuvenil e professora por herança, vocação e teimosia, Lucila narra histórias por amor e gosto.

“As palavras que fazem as histórias pulam do meu coração para a minha boca, quando as conto, e agora deram de pular da boca para a minha mão, tornando-se escritas. Foi assim que ‘Os sapos contaram’ se fez em livro”, declara a autora.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto conta com um acervo com mais de mil livros de diferentes temas da literatura regional e nacional, mantidos em duas bibliotecas volantes destinadas especialmente às crianças.

De acordo com o secretário de Cultura do Estado, o Mania de Ler tem feito um papel muito relevante com o incentivo à leitura, que alcança as famílias de todo o estado. “Nesse sentido, trazer esse conteúdo tão rico, que conta nossa história e influi na relação identitária que temos com ela”, conclui o secretário.

O Programa Mania de Ler acontece aos domingos, das 17h às 20h, na Lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A iniciativa ressalta os trabalhos de autores amazonenses.