Início » FUnATI é contemplada pela Oferta Nacional de Telediagnóstico
Saúde

FUnATI é contemplada pela Oferta Nacional de Telediagnóstico

Fundação é responsável por fazer a implantação no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), passa a contemplar a Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. O programa foi lançado nesta quarta-feira (13/09), na sede da fundação, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.

Executado pela Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, da FUnATI, em parceria com a Rede de Telessaúde de Minas Gerais (RTMG), o telediagnóstico visa ampliar o serviço de diagnóstico de exames realizados a distância como diagnósticos de exames com laudos de eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online cobrindo a demanda da região norte do país.

A redução dos encaminhamentos de pacientes e a possibilidade de comunicação entre os profissionais dos locais remotos com os grandes centros são também potenciais benefícios do telediagnóstico, como afirma o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI.

“Um bom exemplo que podemos citar é: o médico pode estar em um município distante e ter acesso ao serviço de Telediagnóstico em cardiologia, dando um melhor suporte ao paciente. O Governo do Estado agradece ao Ministério da Saúde por essa novidade no Amazonas”, disse o gestor.

De acordo com a pró-reitora de Assistência à Saúde da FUnATI, o programa irá atingir, inicialmente, 16 municípios do estado.

“A FUnATI está responsável por fazer a implantação em todos os municípios do Amazonas do serviço de Telediagnóstico em cardiologia, o exame de eletrocardiogramas pela oferta nacional custeada pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Informação e Saúde Digital na pessoa da Dra. Ana Estela Haddad. Inicialmente serão implementados em 16 municípios”, diz a pró-reitora.

O lançamento contou com a presença do técnico da Coordenação Nacional de Saúde da Pessoa Idosa Ministério da Saúde, Francisco Norberto.

Troca de experiências

Entre os dias 20 e 21 de junho deste ano, a pró-reitora Vanusa Nascimento e a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Waldeyde Magalhães, participaram do Fórum Nacional de Telessaúde 2023, realizado em Brasília. 

Durante o evento, a equipe da FUnATI foi recepcionada pela Dra. Ana Estela Haddad, Secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital, e pelo Dr. Cleinaldo Costa, Diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação.

As equipes da policlínica também participaram de um treinamento online nos dias 22 e 28 de agosto. O treinamento finalizou com uma demonstração de atendimento com um paciente modelo do sexo masculino. O Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI, foi convidado a ser o paciente nesse processo.

Para continuidade do cuidado no acompanhamento ou tratamento do paciente, a FUnATI passa a contar com um médico cardiologista, o Dr. Aristóteles Neto. A especialidade soma aos serviços já disponibilizados no espaço integrado de atenção multidisciplinar de saúde à Pessoa Idosa da Policlínica.