Início » Setor industrial consome 30% da energia produzida no Brasil
Brasil Notícias Corporativas

Setor industrial consome 30% da energia produzida no Brasil

Dados recentes revelam que cerca de 30% da energia produzida no Brasil é destinada ao setor industrial, o que resulta em faturas mais elevadas, com potencial impacto direto nos custos de operação das empresas. Nesse contexto, tanto o segmento industrial quanto o residencial enfrentam diferentes fatores que contribuem para o crescimento no consumo de eletricidade

Com a chegada do inverno, o cenário de baixa utilização do ar condicionado é comumente acompanhado por um aumento significativo nas contas de energia elétrica, tanto para residências quanto para indústrias em todo o país. De acordo com dados recentes, aproximadamente 30% da energia produzida no Brasil é consumida pelo setor industrial, o que resulta em faturas mais elevadas, podendo impactar diretamente o custo de operação das empresas.

Tanto para os lares quanto para as indústrias, diversos fatores têm contribuído para esse crescimento no consumo de eletricidade. Adicionalmente, a redução de chuvas durante o período seco, conforme estabelecido pelo sistema de bandeiras tarifárias, também exerce influência, acarretando em custos mais altos nas tarifas de energia.

Dentre os principais desafios enfrentados pela indústria, destaca-se o consumo de energia elétrica, que é amplamente influenciado pelo uso de equipamentos de grande porte nas fábricas. Esses maquinários desempenham funções essenciais nos variados processos produtivos, tornando-se responsáveis pelo considerável consumo de eletricidade.

Diante deste cenário, é sugerido que as indústrias avaliem práticas sustentáveis relacionadas ao consumo de energia elétrica. Especialistas apontam que a incorporação de tecnologias eficientes e a manutenção regular dos equipamentos podem auxiliar na gestão energética. No entanto, é essencial consultar estudos e dados específicos para fundamentar tais ações e entender o real impacto no desempenho econômico das empresas.

O primeiro passo para a adoção de práticas sustentáveis está na migração para o mercado livre de energia, onde é possível escolher seu fornecedor de energia elétrica, optar por fontes renováveis e ter acesso a preços competitivos.

De acordo com o mais recente Boletim da Energia Livre, divulgado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o mercado livre de energia elétrica no Brasil registrou um aumento de 18%, com a adesão de 5.041 novas unidades consumidoras nos últimos 12 meses. Diante desses resultados, cada vez mais empresas têm buscado migrar para o Mercado Livre de Energia e aproveitar os benefícios oferecidos pelo setor.

Entre as formas de adotar o mercado livre, a Nova Energia tem se mostrado experiente para auxiliar nessa transição. Com sua ajuda, a Nova Energia descomplica o processo de migração, proporcionando acesso direto e acompanhado ao Mercado Livre de Energia.

A Nova Energia, uma das empresas que atua nesse segmento, tem auxiliado diversas empresas nesse processo de transição. Para aqueles interessados em compreender mais sobre o Mercado Livre de Energia, um eBook intitulado “Entenda o Mercado Livre de Energia” está disponível para download no link: https://materiais.novaenergia.com.br/ebook_mle.

Para mais detalhes sobre a Nova Energia e o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, os interessados podem visitar www.novaenergia.com.br.

Para atualizações sobre o mercado de energia e outros assuntos relacionados, é possível seguir a empresa no Instagram: @novaenergiacom.