Início » Lula afirma que vai financiar produção agrícola e demarcar território de indígenas
Política

Lula afirma que vai financiar produção agrícola e demarcar território de indígenas

Segundo Lula, o governo irá visitar todos os territórios indígenas do país para garantir a dignidade e cidadania, além de fiscalizar a presença do garimpo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que vai priorizar a demarcação de terras cujos processos de regularização estiverem mais adiantados. O petista está participando da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas em Roraima.

O presidente disse que a estratégia é evitar fraudes.

– Um pedido que faço a vocês é apresentar as terras prontas para serem desmarcadas para demarcarmos logo, antes que alguém tente se apropriar com documentos falsos – justificou.

Lula também se comprometeu a lançar um programa de financiamento à produção agrícola dos indígenas:

– Se nós temos dinheiro para financiar empresário, para financiar agricultura familiar, por que não há dinheiro para financiar a produção dos povos indígenas? – indagou. – Quando voltarmos para Brasília, precisamos conversar com os ministros Rui Costa, Paulo Teixeira e Alexandre Padilha. Prometo a vocês que irei tratar disso com muito carinho.

É a segunda vez que Lula vai ao estado desde que tomou posse. Em 21 de janeiro, ele foi a Roraima verificar a situação humanitária do povo Yanomami. Acerca da crise causada pelo garimpo ilegal, o presidente tornou a firmar o dever do governo federal na retirada dos invasores.

Segundo Lula, o governo irá visitar todos os territórios indígenas do país para garantir a dignidade e cidadania, além de fiscalizar a presença do garimpo.

Organizado pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR), a assembleia tem o tema “Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade”. Estará em discussão a proteção de terras, a gestão de recursos naturais e a agenda do movimento indígena para 2023.

Lula retorna a Brasília ainda na tarde desta segunda.

De O Globo.