Início » Lula usará carro elétrico de golfe após cirurgia no quadril
Brasil Destaque

Lula usará carro elétrico de golfe após cirurgia no quadril

Equipamento foi emprestado pela Itaipu à Presidência, na forma de comodato, e será usado pelo presidente no pós-operatório.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizará um carro elétrico da Itaipu Binacional para se locomover após a cirurgia que fará no quadril em 29 de setembro. O veículo foi enviado para a Casa Civil na 4ª feira (14.set.2023) em um regime de comodato, quando o empréstimo é gratuito.

O modelo emprestado pela proprietária da Usina Hidrelétrica de Itaipu é um VPX-04 de 2018. Com ele, a entidade enviou uma carta de instruções sobre a manutenção preventiva e as corretivas do carro elétrico, que deverão ser feitas pela própria Presidência da República.

O contrato estabelece a data de devolução do veículo para dezembro de 2026. Em nota, a Itaipu Binacional reforçou que o equipamento “deverá ser devolvido nas mesmas condições observadas no momento da entrega, ressalvados os desgastes resultantes do uso normal”. A organização conta com mais outros 65 veículos semelhantes.

CIRURGIA

A cirurgia de Lula será realizada para tratar uma artrose –desgaste que reveste as articulações. No caso do petista, ela acomete a articulação entre o osso do fêmur da perna direita e a bacia, no quadril. O procedimento consiste em retirar a articulação desgastada da cabeça do fêmur e substituí-la por uma prótese, que será encaixada em um receptor alocado na bacia.

Em julho deste ano, o presidente chegou a ir a um hospital com reclamações de dores na região. Segundo o chefe do Executivo, os incômodos aumentaram e, por isso, ele se convenceu de que era necessário realizar o procedimento, que antes pretendia fazer apenas em 2024.

Segundo especialistas consultados pelo Poder360, o procedimento é simples. A prótese deve durar pelo resto da vida do presidente, sem necessidade de novas operações. Com a cirurgia, é esperado que a dor suma por completo.

Com informações de O Poder 360