Início » Prefeito destaca investimento nos produtores locais durante ‘Amostra da Agricultura Familiar’
Manaus

Prefeito destaca investimento nos produtores locais durante ‘Amostra da Agricultura Familiar’

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, na tarde desta segunda-feira, 28/8, da "Amostra de Agricultura Familiar 2023/2024". O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), serviu para apresentar uma parte dos itens que serão utilizados na merenda escolar e distribuídos nas unidades de ensino municipal.

Durante a ação, David Almeida destacou que a compra faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), conforme determina a Lei nº 8.666, de 1993. Serão inseridos 27 itens novos, que serão utilizados na merenda escolar distribuída nas unidades de ensino municipal.

“Esses produtores rurais estão tendo o apoio da prefeitura. Para vocês verem que é uma cadeia. Você melhora o ramal para que os produtores possam escoar a produção, a prefeitura melhora as escolas, as crianças vão estudar, os produtores produzem e vendem para a prefeitura, que entrega esse material para abastecer os refeitórios para que as crianças tenham uma melhor condição para o aprendizado. Essa é a realidade”, enfatizou Almeida.

De acordo com dados da Semed, serão 700 famílias beneficiadas com a agricultura familiar, mais de 2 mil pessoas trabalhando na produção. As entregas dos alimentos começam nesta quarta-feira, 30/8, sendo que a prioridade são as creches, depois os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

“Quatorze milhões para investir em 27 produtos que são produzidos pelos nossos produtores rurais. Estão de parabéns todos aqueles que estão envolvidos neste projeto para que nós possamos fomentar a produção rural na cidade de Manaus e que possamos fazer um cinturão de abastecimento na cidade que nós vivemos”, concluiu o prefeito.

Será fornecido pela Agricultura Familiar às unidades de ensino na rede municipal de Educação: frutas, legumes e verduras como banana, mamão, melancia, laranjas, macaxeira, jerimum, alface, repolho, pepino, entre outros. Mas, a grande novidade está no oferecimento da pitaya, uma fruta pouco comum na mesa dos amazonenses.

“Nossas estudantes têm na merenda escolar alimentos saudáveis. São frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos. E a grande novidade é a pitaya, que o nosso aluno vai ter na sua mesa, porque ela já está no cardápio da merenda e será servida para todos”, informou o diretor de logística da alimentação escolar, William Dias.

O agricultor Paulo Abreu já participa do programa há 10 anos, e emprega cerca de 90 pessoas. “Nós, agricultores, ficamos muito felizes com a iniciativa do prefeito David e da secretária Dulce em continuar com esse programa, que é bom para os trabalhadores e para as crianças, que recebem uma alimentação saudável, fresquinha, sem agrotóxicos”, comentou o agricultor.