Início » Outubro Rosa: Vereador Joelson chama atenção para o cuidado com a saúde da mulher
Política

Outubro Rosa: Vereador Joelson chama atenção para o cuidado com a saúde da mulher

Dados do Instituto Nacional do Câncer estimam 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o triênio 2023 a 2025

Nesta segunda-feira (02/10), o gabinete do vereador Joelson Silva (Patriota), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), aderiu à Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro, serão divulgados nas redes sociais do parlamentar dicas e entrevistas com especialistas visando a promoção da saúde da mulher com foco na prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Por meio de sua assessoria parlamentar, Joelson Silva pretende conscientizar e informar à população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama.

“Uma das minhas maiores bandeiras que levanto na Câmara Municipal é sobre as mulheres, o cuidado e seus direitos. Nada mais justo do que eu, juntamente com minha equipe, informar à população sobre esse mal que tem assolado muitas famílias, que é o câncer de mama. A gente pode sim reforçar a importância do diagnóstico precoce e os autoexames”, pontuou o parlamentar.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil para o triênio 2023 a 2025. A proporção é de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

A Federação das Entidades Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lança o conceito do Outubro Rosa 2023: Com mais Empatia, somos mais Vida. A entidade estima que em 2023, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama serão registrados.

Preservação – Segundo o Instituto do Câncer, a maioria dos casos de câncer é diagnosticada em fases avançadas. Mesmo tumores pequenos representam manifestações de transformações malignas ocorridas muitos anos antes. Por exemplo: calcula-se que a maioria dos tumores de mama leve de dois a 15 anos para atingir 1 cm de diâmetro.

Adotar hábitos saudáveis como praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e evitar o tabagismo passivo, são fundamentais. Outra forma de cuidado e prevenção é o autoexame.

Segundo especialistas, é importante lembrar, no entanto, que o autoexame não exclui a necessidade da realização da mamografia anualmente para mulheres a partir de 40 anos, sem histórico familiar da doença, e geralmente a partir de 30 anos, para mulheres com fatores de risco para câncer de mama. Apesar de menos comum, os homens também podem ser afetados pela doença.

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura podem ultrapassar 90%. Por isso, a importância de realizar consultas regulares e em casos de dúvidas, procure sempre um médico.

Autoexame – Uma boa opção é incluir o autoexame na sua rotina de autocuidado. Durante o banho, em pé mesmo, com o corpo molhado e com as mãos ensaboadas, coloque a mão esquerda atrás da nuca e mantenha o cotovelo apontado para cima.

Feito isso, utilize a mão direita para apalpar e sentir a axila e a mama esquerda. Você pode iniciar com movimentos circulares que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio. Depois, pode apalpar em linha reta em direção ao mamilo. Faça também movimentos de linhas retas para cima e para baixo e, para finalizar, pressione o mamilo suavemente para observar se existe saída de líquido. Não se esqueça de repetir esse processo na outra mama.