Início » Casa Cururu Arquitetura assina Loft 1 em Ipanema
Notícias Corporativas

Casa Cururu Arquitetura assina Loft 1 em Ipanema

Richard de Mattos assina projeto do apartamento linear em Ipanema, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O arquiteto Richard de Mattos assina projeto do apartamento linear em Ipanema, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com 30m², o Loft 1 foi projetado para o casal Oliver, que desejava um lar com materiais de ótima qualidade, sem exageros e com personalidade, mesclando tons neutros, pontos de cor e elementos terrosos que resgatassem a origem paraense do casal.

Com viagens cada vez mais frequentes, o casal decidiu trocar o amplo apartamento onde morava, também em Ipanema, por este microloft para ter uma vida prática e mais liberdade de ir e vir.

“O conceito de moradia vive uma eterna transformação. As necessidades mudam, as cidades crescem, o que fazia sentido antes passa a não fazer mais sentido hoje e assim a máquina urbana evolui. Foi exatamente isso que aconteceu com Jane e Rubens. Quando a estabilidade profissional e financeira não é mais uma questão as prioridades transmutam. As viagens passam a ser mais recorrentes, a manutenção de um apartamento grande passa a ser questionável e a liberdade de “morabilidade” passa a reinar. Hoje, vivemos uma era onde o estilo minimalista de viver contagia muitas pessoas e a liquidez é um fator que precisa ser considerado”, explica Richard sobre o projeto.

O imóvel inicialmente era bem compartimentado, com cômodos minúsculos, mal distribuídos e sem iluminação natural. Foram derrubadas praticamente todas as paredes para criar uma planta livre e mais ampla.

“Para compor o backsplash escolhemos a cerâmica criada pela estilista carioca Isabela Capeto, exclusivamente para a Ceusa, utilizando as peças Isabela Mix Matte, Isabela Decor Mix Matte, Isabela Decor WH Matte e Isabela WH Matte, no formato 10x10cm” explica Richard. “Seu tom terroso e seus desenhos quase que rupestres dão um ar artesanal para projeto”, comenta.