Início » Tribunal de Contas implanta novo sistema de controle interno
TCE

Tribunal de Contas implanta novo sistema de controle interno

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) implementou um novo sistema de controle interno para garantir a eficácia e efetividade nos processos de trabalho diários, com base em normas, políticas e procedimentos que visem a proteção de bens e recursos públicos, evitando o desperdício, perda e mau uso de materiais.

O sistema será executado de acordo com outras sete resoluções, que tratam de questões como código de ética de membros, servidores, canal de denúncia, relacionamento com agentes públicos e privados, due diligence e background check de integridade, e conflito de interesse.

“Desde o início de minha gestão tenho trabalhado a ideia do compliance e de uma boa governança pública dentro da Corte de Contas. É um tema fundamental, que já vem sendo discutido há um bom tempo no meio privado e que precisa ser efetivado na administração pública. O TCE-AM tem sido um exemplo nesse sentido para outros órgãos do Amazonas e a implementação deste sistema de controle interno é mais um exemplo da nossa dedicação ao tema”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

O sistema estipula, também, as instâncias e competências de cada membro e servidor da Corte de Contas, para que seja garantida, em um trabalho colaborativo, a devida execução dos objetivos e metas institucionais baseados nas regras de responsabilidade do controle interno.

De Portal ÚNICO.