Início » Esperança e ação pela NMO é o tema do Março Verde 2024
Notícias Corporativas

Esperança e ação pela NMO é o tema do Março Verde 2024

O objetivo do Março Verde é trazer a importância da quebra de estigmas sobre sintomas e experiências de pessoas que vivem com Neuromielite Óptica, consequência do pouco conhecimento sobre doenças autoimunes.

Há 3 anos, a CDD – Crônicos do Dia a Dia, associação de pacientes que atua na informação e mobilização pelas condições crônicas de doença, desenvolve a campanha Março Verde, voltada para a conscientização sobre a Neuromielite Óptica (NMO) – uma doença rara, autoimune e de origem neurológica. O Brasil tem mais de 10 mil pacientes diagnosticados com NMO, grande parte destes são mulheres não-brancas e a falta de conhecimento a respeito da condição impacta diretamente na qualidade de vida destas pessoas. Durante todo o mês de março, serão realizadas diversas ações e eventos buscando levar informações de qualidade para a sociedade a respeito do tema.

Em edições anteriores, destacam-se ações como a iluminação em verde de importantes pontos turísticos de Foz do Iguaçu (PR) e do Cristo Redentor (RJ), e o evento Joga pelos Raros, realizado em São Paulo, que contou com a presença do craque do tetra Romário e outros convidados especiais. A exposição “Jornada da Pessoa com NMO”, instalada na estação de trens Primavera-Interlagos da capital paulista, buscou levar educação a respeito da doença. A campanha também contou com o engajamento de comunicadores e influenciadores de saúde, divulgando informação sobre a NMO através do site Março Verde e das redes sociais.

O objetivo da campanha é quebrar estigmas e dar visibilidade às experiências de pessoas que vivem com a condição, uma consequência de tabus e pouca informação qualificada a respeito de doenças raras e crônicas. “É a partir dessa mobilização e conscientização que articulamos novas perspectivas e possibilidades de vida para as pessoas que convivem com a NMO no Brasil”, aponta Giulia Gamba, diretora executiva da CDD.

O tema do  Março Verde de 2024 é “Esperançar e Agir”, e prevê ações que tragam visibilidade para a neuromielite óptica. Uma destas atividades é a iluminação do Elevador Lacerda (Salvador) na cor verde em 27 de março, Dia Nacional de Conscientização da NMO, quando médicos, pacientes e outras pessoas relacionadas com a causa, participam de uma recepção. A escolha de Salvador para este evento se dá por ser considerada o mais importante centro da cultura afro-brasileira e a cidade mais negra fora do continente africano, com uma população composta de 84% de pessoas negras o grupo demográfico mais afetado pela NMO. “A ideia é trazer visibilidade para a causa, que envolve uma doença rara, e por isso carrega muito desconhecimento e estigma. Visibilizar a NMO em um contexto assim é fundamental para a nossa missão em contribuir em diagnósticos precoces, além de um bom prognóstico e oportunidades de acesso para as pessoas que convivem com a condição”, comenta Gamba.

A iniciativa Joga pelos Raros também terá continuidade, dessa vez com partidas realizadas em diversas capitais do país, com o objetivo de envolver diferentes comunidades. “Assim como no futebol, cada jogador é importante no campo, queremos mostrar à comunidade de pessoas com doenças raras que elas são importantes para a sociedade e fazer com que a população tenha mais atenção e cuidado com esses diagnósticos”, indica Gustavo San Martin, fundador e CEO da CDD.

SOBRE A CDD – A associação Crônicos do Dia a Dia é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de Responsabilidade social, Qualidade de vida, Políticas Públicas, Pesquisa e Informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, políticas públicas, tratamentos e vivências com os diagnósticos, para impactar na qualidade de vida das pessoas que convivem com as condições, seus amigos e familiares. O Março Verde é uma campanha com o apoio da Amgen Brasil.