Início » AMAZONAS E RORAIMA: CAIXA realiza ações para atendimento especializado aos povos indígenas
Amazonas Destaque

AMAZONAS E RORAIMA: CAIXA realiza ações para atendimento especializado aos povos indígenas

CAIXA e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vão assinar protocolo de intenções que deve beneficiar 30 mil famílias indígenas

CAIXA e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vão assinar protocolo de intenções que deve beneficiar 30 mil famílias indígenas

A CAIXA e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome firmaram nesta terça-feira (7), um protocolo de intenções para ações de atendimento especializado aos povos indígenas dos estados de Amazonas e Roraima. 

As medidas vão beneficiar cerca de 30 mil famílias indígenas de regiões remotas, com acolhimento e orientação para recebimento do Bolsa Família, respeitando a cultura e as tradições locais, como explica a presidenta da CAIXA, Rita Serrano.

“Apoiar a população mais vulnerável é nossa missão. Assim como na pandemia do coronavírus mais uma vez a CAIXA e seus empregados estarão ao lado do povo brasileiro no momento em que ele mais precisa. 30 mil famílias indígenas do Amazonas e Roraima serão beneficiadas pela ação da CAIXA.”

O protocolo tem prazo de 12 meses e poderá ser prorrogado. As ações de atendimento aos povos indígenas terão início já nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, com a chegada do Caminhão CAIXA no município roraimense de Bonfim. A unidade móvel presta os mesmos serviços de uma agência, com atendimento aos beneficiários dos programas sociais, senha de beneficiários do INSS, Abono Salarial (PIS), FGTS, auxílio na utilização dos aplicativos CAIXA, desbloqueio de cartão e senha de contas.

Roraima receberá a primeira rota do caminhão, que passará ainda por Normandia, Amajari e Mucajaí até abril. No estado, as ações contemplam 10 mil famílias indígenas em sete municípios. Bonfim, além de ser rota da unidade móvel, será sede de uma nova agência da CAIXA. 

Já no estado do Amazonas, as ações de atendimento vão beneficiar 20 mil famílias indígenas. Rita Serrano explica mais:

“No Amazonas, iniciativa contempla 20 mil famílias indígenas em oito municípios. Ainda neste mês de fevereiro vamos abrir uma nova lotérica e uma nova agência em São Gabriel da Cachoeira. Também firmar parceria com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social), prefeituras e outras entidades locais para levar um atendimento mais próximo, humanizado, e que respeite a cultura e a tradição, contem com a CAIXA.”

Também no Amazonas, os municípios de Santo Antonio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tonantins e Eirunepé contarão com visitas periódicas de empregados CAIXA para atendimento especializado.

Em algumas localidades, haverá a expansão de terminais lotéricos e o banco avalia municípios que poderão receber novas unidades lotéricas e agências bancárias. A CAIXA vai investir também na expansão do atendimento remoto.

Fonte: Brasil 61