Início » Projeto de lei cria monitoramento de áreas verdes de Manaus
Política

Projeto de lei cria monitoramento de áreas verdes de Manaus

Manaus poderá ter um Sistema de Monitoramento das Áreas Protegidas do Município via satélite. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) n° 391/2023, deliberado durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta segunda-feira (14).

De autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), a proposta foi subscrita pelo vereador William Alemão (Cidadania) e será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativo.

O projeto visa utilizar a tecnologia para a produção de imagens de 20 áreas verdes da cidade. A lista inclui a Área de Proteção Ambiental do Tarumã-Ponta Negra, localizada às margens do igarapé Tarumã-Açú, zona Oeste da capital, alvo de ação judicial para retirada de 900 flutuantes irregulares, iniciada em 29 de junho. A Prefeitura de Manaus tem até o dia 31 de dezembro deste ano para concluir a etapa.

Os dados obtidos com o novo sistema serão utilizados para a realização de ações de combate ao desmatamento ilegal nas localidades identificadas e atualizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

“A região mais afetada pelo desmatamento no estado do Amazonas são as regiões metropolitanas, fato ligado diretamente ao crescimento urbano desordenado, além de venda ilegal de madeira e queimadas que contribuem com a mudança da cobertura vegetal. Estes fatores ligados a impunidade às atividades de desmatamento ilegal, mostram um quadro preocupante e a necessidade de medidas mais eficazes para reverter esta situação”, justifica o parlamentar no texto do projeto.

Se aprovado, a mudança será acrescentada por meio do inciso XV ao artigo 3° da Lei n° 605/2001, que institui o Código Ambiental do Município de Manaus.
O mapeamento das áreas desmatadas e com riscos ambientais também terá a finalidade de reunir informações para a elaboração de relatórios mensais sobre a integridade florestal e ganho ou perda da biomassa florestal, “que auxilia preventivamente contra os riscos de mortalidade das árvores e que informa sobre desenvolvimento das espécies existentes no bioma”.

Além de “monitorar as áreas verdes para fins de sequestro de carbono, possibilitando a produção do carbon offset credits, que são títulos de sequestro de carbono comercializáveis em mercados de carbono voluntário”; e apresentação de inventário dos desmatamentos ocorridos e das providências tomadas.

A Semmas poderá, ainda, firmar contratos e convênios com a iniciativa privada para o funcionamento do Sistema de Monitoramento.

Somente no primeiro semestre de 2023, a Semmas registrou 70 denúncias relacionadas às queimadas urbanas. Desse total, a maioria foi recebida pelo órgão em abril, com 24 registros. No dia 12 de agosto, a pasta iniciou a segunda etapa da campanha voltada à sensibilização e combate às queimadas urbanas com a 1ª blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.

Dados
O parlamentar justifica a proposta com base em dados sobre desmatamento divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2022, que monitora dados de satélites. “Somente de agosto de 2021 a julho de 2022 foram desmatados 10.781 km² de floresta na Amazônia, um recorde, segundo o Imazon”.

Com relação às queimadas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou nos primeiros dez dias de agosto 3.390 focos de queimadas na região Norte, “situação agravada com o início do período da estiagem (menos chuva), que geralmente vai até o mês de outubro”.