Início » Binatural completa 17 anos no mercado de biodiesel
Notícias Corporativas

Binatural completa 17 anos no mercado de biodiesel

Empresa fundada em Formosa (GO) tem capital 100% nacional e hoje com mais de 300 colaboradores

O mês de julho é marcante para a Binatural, indústria brasileira especializada em biodiesel. Fundada em 2006, a empresa completa 17 anos de atuação no mercado de biocombustível, com capacidade de produção de 600 milhões de litros de biodiesel por ano. 

Em seu primeiro ano de vida, a fábrica tinha capacidade de produção de 30 mil litros por dia. Dois anos mais tarde, em 2008, o mercado estabeleceu uma mistura de 2% de biodiesel no diesel comercial, e a fábrica ampliou sua produção para 120 mil litros por dia.

“Ao olhar para trás e analisar nossa jornada, posso afirmar com grande satisfação que a trajetória da Binatural tem sido marcada por conquistas significativas e crescimento constante”, conta André Lavor, CEO e cofundador da Binatural. “Desde o início, tivemos a visão de sermos referência no setor de energia renovável, em especial no segmento de biocombustíveis.”

Com a proporção obrigatória de 4% na mistura de biodiesel em 2009, aconteceu uma nova ampliação, atingindo uma capacidade produtiva de 300 mil litros por dia. Este novo patamar permitiu à empresa participar com sucesso dos leilões do biocombustível.

No ano seguinte, a capacidade produtiva chegou a 450 mil litros por dia, e em 2015, bem como a iniciação de exportações de outros produtos especiais, como o ácido graxo e a glicerina.

“Enfrentamos desafios, aprendemos com eles e nos adaptamos às demandas e tendências do mercado. Acreditamos firmemente em investir em pesquisa, tecnologia e inovação, sempre buscando soluções sustentáveis e alinhadas com as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, afirma Lavor.

Expansão e reconhecimento internacional

O ritmo de crescimento da Binatural não arrefeceu nos próximos anos, chegando a alcançar expressivos 175% nos últimos 5 anos. Em 2019, a mistura obrigatória de biodiesel no país já estava em 11% e a empresa obteve um recorde de operação, com a venda de 154 milhões de litros. 

Após o início das atividades da Binatural Bahia em 2021, a revista Financial Times reconheceu a indústria como uma das 500 empresas que mais contribuíram com o desenvolvimento econômico e social das Américas.

“Acompanhar a estruturação e consolidação da importância do biodiesel na matriz energética brasileira foi um dos momentos cruciais de nossa existência. Participamos ativamente da evolução dos marcos regulatórios do setor, contribuindo para a construção de um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento da indústria de biocombustíveis no país”, revela o CEO.

No ano passado, a capacidade produtiva das unidades industriais chegou a 600 milhões de litros de biodiesel por ano, fato que tornou a Binatural a única empresa do setor de biodiesel na lista de empresas que mais cresceram nas Américas, também segundo a Financial Times. 

“Nossas expectativas para o futuro são as de consolidar nossa posição como especialistas no mercado de biocombustíveis. Investir em tecnologias avançadas, parcerias estratégicas e pesquisa contínua. Além de reforçar nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atuamos”, conclui Lavor.

Para saber mais, basta acessar: www.binatural.com.br