Início » Músico brasileiro ganha prêmio internacional de Game Music
Notícias Corporativas

Músico brasileiro ganha prêmio internacional de Game Music

O compositor Antonio Ibrahine foi o grande vencedor do prêmio International Digital Music Festival, na categoria Game Music. O evento aconteceu em Xangai, na China, e reuniu cerca de 300 participantes de todo o mundo

O compositor, arranjador e orquestrador carioca Antonio Ibrahine foi o vencedor do prêmio International Digital Music Festival de 2023, na categoria Game Music, de música para jogos. O evento, realizado na China, é uma das maiores competições para compositores do mundo com participantes de 15 países.

A premiação, que contou com cerca de 300 participantes, foi realizada pelo Conservatório de Música de Xangai em parceria com a Unisonar, empresa americana especialista em produção musical para a indústria do entretenimento. Além disso, o festival teve patrocínio da Mihoyo, companhia chinesa referência no desenvolvimento de jogos.

O compositor brasileiro disputou o prêmio com 15 finalistas. Na etapa decisiva, cada músico recebeu alguns cinematics, imagem que passa a aparência e sensação da produção de jogos, para escolher e compor uma música essencialmente orquestral. 

“Pela dificuldade da aplicação e nível elevado dos compositores de todo mundo, fiquei muito honrado em receber o primeiro lugar e ter minha música tocada por uma grande orquestra na China, de um festival tão importante”, disse o compositor.

Ibrahine, que conquistou uma bolsa de estudos no programa “University of Southern California Thornton Screen Scoring”, teve contato com grandes nomes do segmento, como o compositor americano de jogos Garry Schyman.

Além de trilha sonora para jogos, o músico também compôs para outros setores do entretenimento, fez a edição de música para “The Unquiet Dead”, e atuou como orquestrador e preparador musical nas apresentações do Big Apple Circus, de Nova Iorque.

Para o músico brasileiro, existe uma diferença marcante presente na produção musical de jogos em relação a outros tipos de trilha sonora. “Em um jogo, a duração da música varia de acordo com a maneira que o gamer joga. Por isso é tão importante aprender o recurso do ‘loop’, uma música que pode ser repetida eternamente sem que se perceba e nem canse o gamer”, explica Ibrahine.

Mercado de games em alta

O mercado de Games no Brasil prevê US$ 2,8 bilhões de faturamento em 2026. É o que aponta o relatório Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022–2026, realizado pela empresa de consultoria PwC.

Segundo o estudo, o Brasil ultrapassou o México e é líder do mercado da América Latina neste segmento. A expectativa é que a indústria de games no país tenha uma taxa anual de crescimento de 15,2% e seja responsável por 47,4% do segmento na região até o final do período analisado.

Ibrahine destaca as oportunidades para diversos profissionais, inclusive os músicos, com a ascensão desse mercado no Brasil e no mundo. “Nós estamos vivendo a era de ouro dos jogos, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa explosão, em termos de quantidade de produções e budget, significa um período de muitas oportunidades para compositores se especializarem na área”.

Para saber mais, basta acessar: https://www.antonioibrahine.com/