Início » Com ventos de cerca de 200 km/h, furacão Idalia toca o solo na Flórida
Geral

Com ventos de cerca de 200 km/h, furacão Idalia toca o solo na Flórida

furacão Idalia atingiu, por volta das 9h [horário de Brasília] nesta quarta-feira (30), a costa perto de Keaton Beach, em Big Bend, na Flórida, como uma tempestade de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais altas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). É a tempestade mais forte a atingir a região em mais de 125 anos.

Cedar Key, na costa do Golfo da Flórida, enfrenta uma tempestade de 2,5 a 2,7 metros, com as águas ainda subindo rapidamente. A onda deve continuar a subir nas próximas horas na região de Big Bend à medida que os ventos contrários empurram o nível da água para cima e a maré normal também sobe.

Os níveis da água estão quase 2 metros acima das marés normais mais altas, superando o recorde do furacão Hermine em 2016 de 1,83 m. Os níveis de água foram medidos em Cedar Key desde 1914.

Os medidores de maré são escassos na Costa do Golfo da Flórida, mas os níveis de água mais altos já registrados estão ocorrendo em Baía de Tampa, Clearwater e Cedar Key – indicando que uma tempestade recorde está acontecendo em toda a região.

Conforme avança pelo território, a tempestade vai perdendo força, sendo considerado por volta das 10h [horário de Brasília] um furacão de categoria 2.

CNN Brasil.