Início » PF destrói dragas de garimpo ilegal no rio Negro
Meio Ambiente

PF destrói dragas de garimpo ilegal no rio Negro

A operação Draga Zero teve início no final de agosto e já destruiu cerca de 302 balsas

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (5/10) uma nova fase da operação Draga Zero, com o objetivo de combater a extração ouro ilegal no Amazonas. A ação teve a  participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha do Brasil.

A operação Draga Zero teve início no final de agosto e perdurou por doze dias, destruindo cerca de 302 balsas espalhadas nos trechos do Rio Madeira.

A ação tem a finalidade de estancar as ameaças ao meio ambiente e coibir novas investidas a esta prática criminosa, dada a inviabilidade de apreensão, nove dragas identificadas na ação de hoje foram totalmente destruídas e inutilizadas. Além disso, foram encontradas pepitas de ouro e jóias que foram apreendidas e encaminhadas à perícia.

De acordo com a PF, as investigações e investidas da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado e órgãos parceiros contra os delitos ambientais continuam, com especial atenção à identificação das lideranças e demais integrantes da associação criminosa, bem como à sua completa descapitalização, inclusive para reparação dos danos impostos à sociedade.

Com informações do Toda Hora