Início » Julho Amarelo: Curso virtual gratuito sobre hepatites virais está disponível 
Saúde

Julho Amarelo: Curso virtual gratuito sobre hepatites virais está disponível 

FOTO: Eduardo Prado/FVS-RCP

Capacitação faz parte da programação da campanha Julho Amarelo

A plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece, a partir desta terça-feira (25/07), o curso gratuito de Vigilância Epidemiológica em Hepatites Virais.

O lançamento do Curso de Vigilância Epidemiológica em Hepatites Virais faz parte da programação da campanha “Julho Amarelo”, mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais. O objetivo do curso é capacitar profissionais da saúde nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e manejo clínico de pacientes com essa doença.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o curso faz parte da iniciativa da Fundação em capacitar os profissionais de saúde do estado no combate às doenças. “Essa é mais uma estratégia em saúde. Seguimos na campanha Julho Amarelo e o curso virtual é uma abordagem interativa que facilita o aprendizado dos profissionais, fortalecendo a prevenção às hepatites virais”, ressalta.

Elaborado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), por intermédio do Centro de Educação à Distância (CEAD) da FVS-RCP, o curso aborda diversos temas relacionados à linha de cuidado, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com hepatites virais.

“Esta capacitação representa uma oportunidade para os profissionais de saúde aprimorarem o atendimento aos pacientes com hepatites virais, proporcionando um olhar diferenciado e personalizado para cada um deles”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais do Amazonas, na FVS-RCP, Vaniéli Cappellesso.

Vaniéli também destaca que o lançamento do curso é uma das atividades realizadas durante a campanha Julho Amarelo. “Essa iniciativa fortalece ainda mais a campanha Julho Amarelo, direcionando as ações aos profissionais de saúde. Continuamos avançando na luta contra as hepatites virais, unindo esforços para reduzir a incidência da doença e promover o bem-estar de todos”, comenta.

O curso é oferecido na modalidade de ensino à distância, por meio da plataforma virtual do CEAD da FVS-RCP, e tem uma carga horária de 8 horas. Após a conclusão do curso, os participantes podem baixar o certificado.

Para ter acesso ao conteúdo, é necessário realizar um cadastro no ambiente virtual do CEAD, por meio do endereço http://cead.fvs.am.gov.br:84/, utilizando um email válido. Após se inscrever, o candidato receberá uma mensagem de confirmação da inscrição.

Julho Amarelo

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, para reforçar as ações de vigilância com o objetivo de difundir a prevenção e controle das hepatites virais. No Amazonas, estas ações são coordenadas pelo Programa Estadual de Hepatites Virais do Amazonas da FVS-RCP.

EaD

O Centro de Educação à Distância (CEAD) da FVS-RCP está atuando desde novembro de 2018. Nesse período de tempo, já cadastrou mais de 9 mil alunos na plataforma. Atualmente, a plataforma conta com mais de 20 cursos em diversas áreas da Vigilância em Saúde disponíveis de forma gratuita para a sociedade.



Com informação da assessoria.