Início » Plano Estadual: Oficina de Eliminação da Malária evidencia avanços na luta contra a doença no Amazonas
Saúde

Plano Estadual: Oficina de Eliminação da Malária evidencia avanços na luta contra a doença no Amazonas

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Iniciativa segue até quinta-feira (27/07)

Integrando o Plano Estadual de Eliminação da Malária, o Amazonas é palco, a partir desta terça-feira (25/07), da realização da primeira turma das oficinas de eliminação da doença. A iniciativa visa reunir especialistas para, em esforço conjunto, dar continuidade ao Plano Estadual de Eliminação da Malária por meio da elaboração dos Planos Municipais de Eliminação dos municípios participantes da oficina.

A iniciativa é uma ação conjunta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM); com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Também fazem parte da iniciativa representantes dos municípios do Amazonas e de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’s) atuantes no estado.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a oficina é uma oportunidade para reunir diferentes perspectivas e experiências, fortalecendo a colaboração entre especialistas de saúde nacionais, estaduais e municipais com o objetivo mútuo de eliminar a malária no Amazonas.

“A malária é uma doença endêmica no Amazonas, onde as condições climáticas favorecem a reprodução do mosquito Anopheles, vetor parasita causador da doença. Por meio das oficinas, os municípios têm a oportunidade para, de forma integrada, elaborar os Planos Municipais de Eliminação da doença que inclui a ampliação ao acesso de diagnóstico e ao tratamento precoce”, destaca Tatyana.

As diretrizes para a construção dos Planos Municipais de Eliminação da Malária no Amazonas estão contidas nos principais componentes do programa de malária, como vigilância epidemiológica, diagnóstico, tratamento, entomologia, controle vetorial, sistemas de informação, educação em saúde e mobilização social e gestão, segundo destaca Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP.

“Cada um dos convidados do evento deve enxergar as dificuldades e conseguir propor as intervenções. Lançamos um plano estadual que traz as diretrizes para a eliminação de malária no estado. Cada município do Amazonas é diferente e tem estratégias diferentes para poder fazer o processo de eliminação da doença”, destaca Elder.

Integração

Djalma Coelho, subsecretário de Gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, destaca que a oficina oportuniza o trabalho eficiente dos planejamentos de combate à malária. “Uma oficina onde se pode dividir experiências exitosas e construir esse microplanejamento de forma conjunta é muito sólida. A possibilidade de ser mais assertivo é muito grande”, afirma.

O coordenador de Vigilância Ambiental de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), David Feitosa, também destaca a importância da integração das esferas governamentais na oficina. “Quando você envolve Ministério da Saúde, OPAS, FVS-RCP e traz os municípios para a discussão, é importante para desenvolver estratégias diferenciadas voltadas à vigilância”, afirma.

Nesta primeira turma da oficina, participam representantes de 17 municípios do Amazonas: Anamã, Anori, Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Com informações da assessoria