Início » Dia dos avós: A importância do convívio com os avós para o desenvolvimento das crianças
Saúde

Dia dos avós: A importância do convívio com os avós para o desenvolvimento das crianças

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, além da herança genética, os avós ajudam a desenvolver habilidades comportamentais

No dia 26 de Julho se comemora o dia dos avós, uma data que tem como objetivo reforçar a importância dos ascendentes na vida de todo ser humano, no entanto, esse convívio pode ser especialmente significativo para as crianças.

A experiência e a cognição

Segundo o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Sigma XI, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o convívio com os avós é fundamental para o desenvolvimento comportamental das crianças.

Os avós vão muito além de uma simples herança genética que, apesar de importante, representa apenas uma pequena parcela da contribuição que os parentes ascendentes podem trazer para o desenvolvimento infantil”.

A educação e o direcionamento feito pelos avós atua de uma forma diferente do que os pais trazendo novas perspectivas e pensamentos importantes pois ajudam a ampliar a noção de mundo das crianças e ajudá-las a desenvolver habilidades como a empatia e respeito, que são fundamentais para os idosos”.

Os avós contribuem para o desenvolvimento comportamental infantil de uma forma única, com algo que não tem preço, a experiência de vida, que é um desenvolvimento cognitivo com o qual não é possível pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na escola ou conhecimentos mais atuais, transmitidos pelos pais” Explica Dr. Fabiano de Abreu.

Valorizar os avós é uma escolha inteligente

A inteligência não é só expressa em cálculos ou conhecimentos técnicos, ela pode ser percebida mais profundamente nas atitudes de alguém, atitudes inteligentes, e valorizar os idosos é uma atitude inteligente pois reconhece que há uma contagem regressiva e que não adianta valorizar após perder e que cada minuto é precioso para aproveitar todo o conhecimento que eles podem nos transmitir”.

Tudo é baseado na maneira como enxergamos a vida e os mais velhos devem ser entendidos como fontes de ensinamento profundo, os filhos são espelhos dos pais e mostrar uma atitude respeitosa em relação aos idosos vai transmitir uma mensagem importante para que eles também tenham esse tipo de atitude posteriormente” Afirma Dr. Fabiano de Abreu.

Com informação da assessoria.