Início » Prefeitura de Manaus em parceria com ONG fomenta a agricultura familiar na comunidade União e Progresso
Economia Manaus

Prefeitura de Manaus em parceria com ONG fomenta a agricultura familiar na comunidade União e Progresso

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com a Organização Não Governamental Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), distribuiu nesta quinta-feira, 23/2, para cerca de 30 agricultores da comunidade União e Progresso, na zona rural, adubos e calcário agrícola, além de mudas de banana, mamão e pimenta de cheiro.

Os agricultores fazem parte do projeto Enchente, que auxilia famílias que perderam suas produções nas cheias do ano passado.

A ação realizada com os agricultores também conta com o apoio técnico da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174, Km 24, o intuito das organizações e oferecer condições para que os pequenos agricultores produzam de forma mais profissional e tenham as ferramentas e insumos para utilizar as técnicas corretas para que plantem e colham com segurança. 

De acordo com a diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento (DAA) da Semacc, Meyb Seixas, a ação em parceria com a AVSI Brasil e a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, tem crescido e ajudado bastante com capacitação, incentivos e fomentos para centenas de famílias ribeirinhas que trabalham com a agricultura familiar.

“São oportunidades oferecidas pela gestão do prefeito David Almeida que são bem aproveitadas por todos, e com isso facilita a vida desses pequenos trabalhadores que, antes dessas parcerias, não tinha nenhum tipo de conhecimento técnico, e agora contam com esse apoio superimportante para que desenvolvam um bom trabalho de cultivo e colheita”, disse a diretora. 

Para a vice-presidente da comunidade, Elani Oliveira, o incentivo e as parcerias são importantes, pois com estudo técnico as famílias conseguem se programar de forma correta para enfrentar as próximas cheias e não perderem suas plantações.

“Sofríamos muito sem conhecimento técnico, e essa parceria veio na hora certa. A última enchente nos deixou sem nada. Agora com o apoio da ONG, da Escola Agrícola e da Semacc, estamos nos capacitando e aprendendo a plantar na terra firme. Além de termos fomento e munição para irmos à luta. Incentivar, ensinar e dar o insumo é o mesmo que humanizar nossas vidas. O prefeito David Almeida tem feito a diferença na produção agrícola”, externou a comunitária.