Início » Março Lilás: SES-AM promove  prevenção para servidoras do Icam  
Saúde

Março Lilás: SES-AM promove  prevenção para servidoras do Icam  

Fotos: Douglas Santos/ SES-AM

A iniciativa reforçou a importância do cuidado com a saúde feminina e ofereceu exames ginecológicos para servidoras da na unidade

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou ações em comemoração ao mês da Mulher, e também em alusão à campanha Março Lilás, para as servidoras do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). A iniciativa, intitulada “Quem Cuida, Cuida de Si”, teve como objetivo conscientizar as servidoras sobre a importância da saúde feminina e incentivá-las a se cuidarem mais.

Para a diretora do ICAM, Patrícia Carvalho, a ação foi uma forma de lembrar às servidoras sobre a importância da saúde feminina, não apenas a física, mas também a mental e emocional.

“Nós sabemos que as servidoras se dedicam muito às nossas crianças diariamente, trabalhando incansavelmente, e muitas vezes não têm tempo para cuidar de si mesmas, como ir ao ginecologista, fazer um preventivo ou uma ultrassonografia. Essa ação tem como objetivo lembrar às servidoras sobre vários aspectos da saúde da mulher”, afirmou a diretora.

Foram oferecidos exames preventivos, por meio de uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de exames de ultrassonografia, abdômen total, tireóide, mama e ultravaginal. A iniciativa teve como objetivo permitir que as servidoras pudessem ter acesso a exames ginecológicos que muitas vezes são deixados de lado em virtude do trabalho.

A ação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) da unidade, que busca incentivar as servidoras a cuidarem de si mesmas para poderem continuar cuidando das crianças com excelência, como explica a coordenadora do NEPSHU, Eliza Tavares: “Toda essa programação foi pensada na saúde dos nossos colaboradores, pois elas cuidam das nossas crianças. Elas são aguerridas e merecem ser valorizadas”.

O evento também contou com a presença de um educador físico, que falou sobre a importância do exercício físico para a saúde da mulher, bem como com uma massoterapeuta. Além disso, as servidoras puderam desfrutar de um coffee break preparado pela cozinha do Instituto da Criança e receberam brindes.

Com informações da Assessoria.