Início » Semsa realiza novo mutirão e alcança marca inédita de inserção de DIU
Manaus

Semsa realiza novo mutirão e alcança marca inédita de inserção de DIU

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu no último sábado, 16/3, um novo mutirão para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). Com a ação, que contou com a implantação de 68 novos dispositivos, a unidade alcançou a marca inédita zerando a fila de pacientes que aguardavam a colocação do DIU, que representava, em média, uma espera de 4 meses.

“É um grande compromisso da gestão municipal garantir o cuidado integral com a saúde das mulheres e esse resultado, alcançado no mês em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, é apenas mais um indicativo dos nossos esforços para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos, aumentando, consequentemente, a autonomia feminina em relação ao planejamento de suas vidas reprodutivas”, avaliou o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos, o DIU tem 99,3% de eficácia comprovada e sua colocação é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em 13 unidades da Rede de Atenção Primária à Saúde, por meio do Programa de Planejamento Familiar. O programa presta orientações e acesso aos meios, métodos e técnicas que ajudam tanto na concepção quanto na contracepção.

Além do DIU, a Semsa também oferta anticoncepcionais injetáveis e orais, preservativos internos (feminino) e externos (masculinos) com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal, ao possibilitar uma gravidez saudável e planejada.

Desde o primeiro mutirão realizado pela MMT, em março de 2022, foram 558 dispositivos inseridos em nove edições, sempre aos sábados. Uma das ações, inclusive, teve como público-alvo mulheres moradoras da comunidade indígena Parque das Tribos, no Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus. 

“O DIU é um método anticoncepcional excelente, com elevada eficácia, poucos efeitos colaterais e adversos e durabilidade de até 10 anos, indicado, principalmente, para pacientes com contraindicações ao uso da pílula hormonal ou com risco de trombose, mas que também é excelente para aquelas mulheres que normalmente se esquecem de tomar o anticoncepcional oral (pílula)”, explicou a enfermeira obstetra e diretora da MMT, Núbia Cruz.

Para ter acesso ao DIU a usuária deve ir a uma das unidades de referência, onde passará por um processo que inclui acolhimento e consultas com profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que esclarecerão dúvidas e darão as orientações necessárias. Concluída esta etapa, a usuária é encaminhada para atendimento e avaliações médicas, a fim de se verificar se está apta para receber o dispositivo.

Unidades da Semsa que ofertam o DIU:

Zona Norte

USF Áugias Gadelha – Rua A, conjunto Ribeiro Junior, Cidade Nova

USF Frei Valério Di Carlo – Rua Rufino de Elizade, Novo Israel

Zona Sul

USF Megumo Kado – Rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos (o procedimento está sendo ofertado no Conselho Comunitário do Bairro de Educandos, enquanto a unidade está em obras)

USF José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Chapada

USF Teodomiro Garrido – Rua São José, Colônia Oliveira Machado

USF Theomário Pinto da Costa – Rua Nazareth Mesquita s/n, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

USF Dr. José Avelino Pereira- Rua Cravinho, s/nº, João Paulo

Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira

Zona Oeste

USF Ajuricaba – Avenida Leste, conjunto Ajuricaba, Alvorada

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória

USF Bairro da Paz – Avenida Esperança, 51, Bairro da Paz

Ambulatório da Maternidade Moura Tapajóz – Avenida Brasil, 1.335, Compensa

Zona Rural

USFR São Pedro, km 35 da AM-010, bairro Novo Israel