Início » Pirarucurta 2023: Wyden abre prazo para inscrições de produções audiovisuais
cultura

Pirarucurta 2023: Wyden abre prazo para inscrições de produções audiovisuais

O Festival Audiovisual Universitário Pirarucurta, da Wyden, que chega à sua 5ª edição em 2023, abriu prazo para as inscrições das obras audiovisuais. O evento, que consagrará as melhores produções, ocorrerá no dia 31 de agosto, na unidade de Manaus, localizada na rua Natal, 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-sul de Manaus.

Segundo a coordenação do festival, o evento pretende alcançar as regiões Norte e Nordeste, e serão aceitos trabalhos produzidos entre os anos de 2019 e 2023. Este período também é válido para o público que queira submeter suas produções. As inscrições são gratuitas e acontecem até 28 de julho.

A proposta é abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, visando socializar e dar visibilidade a vídeos e filmes de curtas-metragens produzidos por universitários do Amazonas, além de fomentar o reconhecimento dos futuros profissionais do audiovisual de forma geral.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudia Monteiro, o Festival quer lançar olhares para os novos caminhos que estão sendo construídos na área, por meio de iniciativas coletivas, independentes e estudantis. O tema do Pirarucurta deste ano é Hollywood. “A magia do cinema estará presente na decoração. Teremos calçada da fama, tapete vermelho e belos troféus. O Pirarucurta pretende dar visibilidade aos curtas-metragens de produção independente realizados por jovens talentos universitários. Na história do festival, algumas produções premiadas conseguiram contratos com emissoras de televisão e receberam convites para exibição em outros eventos”, destacou Cláudia Monteiro.

Inscrição

Cada responsável poderá inscrever quantos trabalhos desejar para as três categorias disponíveis, sendo vedada a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional, política e/ou empresarial (com exceção de trabalhos fictícios). Para se inscrever, basta acessar o link: Pirarucurta.

É necessário preencher um formulário de inscrição online para cada trabalho, informando o link do vídeo inscrito, que deverá estar disponível em plataformas como YouTube e Vimeo, já em alta resolução para exibição (Full HD), a fim de participar do processo de seleção.As inscrições são gratuitas e abertas ao público externo.
Horas complementares

Tanto o responsável pela inscrição do trabalho aprovado para exibição quanto os demais membros da equipe receberão 50 horas de atividades complementares não cumulativas (no caso de alunos da FMF). Para tanto, nomes completos e números de matrícula devem ser informados corretamente nas fichas técnicas (itens do formulário de inscrição).

Os participantes/ouvintes precisarão assinar a lista de presença no dia do evento e garantir as 20 horas de atividades complementares. Universitários externos receberão, após o evento, certificados de presença ou submissão de vídeos, podendo solicitar as horas complementares equivalentes em suas respectivas instituições de ensino.

Mostra competitiva

A mostra competitiva compreende a exibição de produções audiovisuais de até 20 minutos cada. Elas concorrerão à premiação nas categorias delineadas: minidocumentário, videoclipe, curta-metragem, dublagem aleatória e trailer.Cronograma
Período de inscrição: Até 28/07/2023

Divulgação do resultado dos trabalhos inscritos na mostra competitiva: A partir do dia 01/08/2023Premiação das obras: 31/08/2023