Início » Profissionais de Dança do Amazonas promovem encontro em Manaus
cultura

Profissionais de Dança do Amazonas promovem encontro em Manaus

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Evento acontece entre os dias 11 e 15 de julho

O II Encontro de Profissionais de Dança do Amazonas tem início no dia 11 de julho com abertura no Teatro Amazonas e se estende até o dia 15 com programações no Centro Cultural Palácio Rio Negro. O evento possui entrada gratuita, e visa dialogar com os artistas da dança do estado, e principalmente da cidade de Manaus.

A programação contará com propostas de palestras, mesas e debates que discutem a importância desse segmento na construção da gestão cultural relacionada à dança, bem como temáticas importantes para o fazer diário da arte.

O Encontro possui o intuito de não focar somente na dança técnica, que consiste no contemporâneo e no clássico, mas incluir também pessoas das danças urbanas, folclóricas, internacionais, entre outros diferentes estilos.

Wallace Heldon, Coordenador de Produção do II Encontro de Profissionais da Dança, falou um pouco sobre o objetivo da iniciativa. “A importância desse projeto é oportunizar e reunir toda essa gama de artistas que trabalham com a dança no estado e poder dialogar com eles sobre a arte, para uma melhor execução do nosso trabalho.”

Ao final da programação, os artistas irão ainda, através do Fórum Permanente, discutir a realização do Festival Amazonense de Dança, que é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e debater sobre a sua realização neste ano de 2023.

“Teremos orientações sobre leis de incentivo, e também estamos convidando artistas importantes para o cenário atual da dança no Amazonas, que ajudam a construir o segmento da arte no estado”, pontuou Wallace. 

“O Encontro é o momento em que todas as ramificações dessa arte se encontram em um lugar para falar especificamente sobre a dança, pois ela é o nosso ponto de partida, e como prosseguimos com isso depois é o que nos faz artistas”, afirmou. 

Todas as pessoas convidadas para as performances, palestras e mesas foram escolhidas pelo Fórum de Dança do Amazonas em votação a partir de sugestões dos próprios artistas do estado, para que fosse possível abranger um número maior de segmentos da dança.

O II Encontro de Profissionais de Dança do Amazonas é uma realização do Fórum de Dança com apoio do Movimento Levante MAO, do Corpo de Dança do Amazonas e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Confira abaixo a programação completa do evento:

11 de julho – Teatro Amazonas

20h – Cerimônia de Abertura com Corpo de Dança do Amazonas – CDA e Cia Expressão & Vida.

Mestre de cerimônia: Leo Scantbelruy

12 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro

17h – Palestra Música para a dança: entendimentos sobre recursos técnicos e processos de criação com DJ Marcos Tubarão.

18h15 – Performance com Grupo DDTankers

18h30 – MESA 01 – Produção em Dança, necessidades e desafios – Um olhar sobre o panorama local, com Edgar Damasco, Everton Almeida e Ana Carolina Souza e mediação de Rosana Baré.

13 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro

17h – Palestra Leis de incentivo e projetos culturais com Everton Almeida.

18h15 – Performance com Francis Baiardi

18h30 – MESA 02 – Espaços culturais independentes para a dança, gestão e produção cultural em discussão, com Paulo Mendes, Iran Lamego e Muriel Gonçalves, com mediação de Talita Menezes.

14 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro

17h – Palestra “Vivenciando as danças urbanas e suas realidades” com Miguel Maia

18h15 – Performance com Lucas Rocha e Vanessa Viana.

18h30 – MESA 03 – Curadoria para dança: a mediação cultural como parâmetro de escolhas, com Fábio Moura, Francis Madson, Marcos Veniciu e mediação de Rodrigo Vieira.

15 de julho – Centro Cultural Palácio Rio Negro

10h30 – Palestra “Memória Cultural” com Adalto Xavier

14h – Palestra “Corpos em trânsito” com Lena Wildes

15h15 – Performance com Caxemira

15h30 – Oficina O uso das ferramentas de acessibilidade nas produções em dança, com Andrei Dreli e Joyce Belleza.

16h45 – Performance com Panorando

17h – Diálogos sobre a programação do Festival Amazonas de Dança – FAD 2023, com mediação do Fórum Permanente de Dança do Amazonas,  através do presidente e conselheiro do Conselho Estadual de Cultura André Durand.

Com informações da assessoria.