Início » Relatório aponta Brasil como sétimo país em vendas diretas
Notícias Corporativas

Relatório aponta Brasil como sétimo país em vendas diretas

Relatório da Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas mostra que o país se manteve na sétima posição entre as maiores receitas em vendas diretas no mundo e lidera o ranking entre países da América Latina

O Brasil teve em 2022 o sétimo maior faturamento em vendas diretas no mundo. É o que apontam os dados divulgados pela  WFDSA (Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas) e ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

Pelo segundo ano consecutivo o país obteve a mesma colocação, ficando atrás somente de Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, China, Japão e Malásia. O Brasil também manteve a liderança do ranking entre os países da América Latina.

Produtos e serviços por venda direta movimentaram R$ 45 bilhões durante o período no país, fruto do trabalho de 3,5 milhões de empreendedores que revendem direto das empresas para o cliente final, por marketing multinível ou mononível.

Para Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, a posição mundial do Brasil em vendas diretas e a liderança na América Latina é um indicativo da robustez e da vitalidade do setor no país. “Isso demonstra não apenas a força do mercado interno, mas também a capacidade de adaptação e inovação das empresas e dos profissionais envolvidos”. 

A especialista afirma que a posição de destaque no cenário global e regional também se deve à cultura empreendedora brasileira. “A valorização do relacionamento direto com o cliente e a personalização do atendimento contribuem para o sucesso do Brasil no segmento”, diz ela, ressaltando a importância de fatores como “a diversidade de produtos oferecidos, a eficácia das estratégias de vendas e a crescente digitalização dos processos de venda”.

Dados do setor de vendas diretas

Ainda segundo dados da ABEVD, as categorias que geram mais receitas no segmento são: cosméticos e cuidados pessoais, com 43%; roupas e acessórios, com 18%; e saúde e nutrição, com 10% do faturamento do setor.

Sobre os perfis dos empreendedores, as mulheres são maioria, ocupando 60% dos postos de trabalho. A maior parte dos revendedores é casada, representando 57% do total. 

O levantamento também aponta a faixa etária dos empreendedores de vendas diretas. Quase a metade, 49%, são jovens de 18 a 29 anos. Já os com idade de 30 a 40 anos correspondem a 30% dos revendedores, enquanto os vendedores mais experientes, de 41 a 54 anos, representam 16% do total.

Boner aponta que conhecer os dados sobre o perfil do empreendedor independente no Brasil é fundamental para entender as dinâmicas do mercado de vendas diretas. “Geralmente, esses empreendedores são motivados pela flexibilidade de horários, pela possibilidade de gerenciamento autônomo dos negócios, e pelo desejo de alcançar independência financeira”, explica a especialista em tecnologia. 

A empresária ressalta a importância da diversidade do perfil dos revendedores, abrangendo diferentes faixas etárias e acredita que esse panorama sugere que o setor de vendas diretas é acessível e atraente para uma ampla gama de pessoas, oferecendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

O relatório da ABEVD, por fim, mostra que os canais digitais predominam na divulgação de vendas diretas, com 80% dos revendedores utilizando aplicativos de mensagens, e 71% usando as redes sociais para atender os clientes.

Para saber mais, basta acessar: Cristina Boner (@cristina.boner)