Início » Coca-Cola Brasil e Abrasel oferecem curso gratuito em ESG para pequenos negócios; saiba como participar
Notícias Corporativas

Coca-Cola Brasil e Abrasel oferecem curso gratuito em ESG para pequenos negócios; saiba como participar

Shot of two young women using a digital tablet while doing inventory in a waste free store

A busca por negócios alinhados com os princípios de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) tem se tornado frequente entre consumidores em todo o mundo. Um estudo realizado em 2020 pela International Business Machines Corporation (IBM) mostrou que 87% dos clientes preferem comprar de empresas sustentáveis, enquanto mais da metade está disposta a pagar um preço mais alto por produtos que não comprometam o meio ambiente.

A partir disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Coca-Cola Brasil, lançou em maio deste ano o programa Tempero Sustentável, capacitação gratuita e on-line em ESG. O curso faz parte da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, criada para reunir informações que contribuam para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

Com participação do ator e ativista Hugo Bonemer, o curso busca traduzir os conceitos de ESG de maneira simples e didática, aproximando as práticas de sustentabilidade social, ambiental e de governança do dia a dia dos profissionais de bares e restaurantes. Entre os tópicos abordados estão gestão de resíduos, controle do desperdício de água e energia, compra de alimentos de origem responsável e transparência nas relações com funcionários, clientes e fornecedores.

A formação foi desenvolvida em formato de rápido aprendizado, com cinco aulas em vídeo, que podem ser acessadas online, de qualquer lugar. Para gestores e empreendedores, esse formato é importante para ajudar a propagar práticas de ESG para bares e restaurantes em todo o Brasil. Vaneska Berçani, proprietária do restaurante Mezmiz em Curitiba (PR), destaca que o conhecimento adquirido com o curso é um passo importante para desenvolver práticas sustentáveis nos negócios.

“A educação é muito importante para entendermos o que é a agenda ESG na prática. O curso é rápido, fácil e objetivo, e qualquer pessoa pode participar. Ele consegue chegar no empresário, no colaborador e em outras pessoas envolvidas nesse processo, transmitindo a mensagem sobre a necessidade de termos um olhar mais apurado na questão da sustentabilidade “, afirma a empresária.

As aulas estão disponíveis no link www.cocacoladaumgasnoseunegocio.com/sustentabilidade/ e todos os participantes que concluírem o curso receberão um certificado assinado pela Abrasel e pela Coca-Cola Brasil.

Sobre a Abrasel

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com a construção de um Brasil mais simples de se empreender e melhor para se viver. Presente em todas as unidades federativas, a Abrasel trabalha em parceria com lideranças políticas e empresariais, associações de moradores e entidades do comércio, serviços e turismo, visando promover avanços e oportunidades para o setor.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.