Início » Tattoo Week começa hoje no Rio de Janeiro
Brasil

Tattoo Week começa hoje no Rio de Janeiro

Integrante do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, pela Lei 7.748, de 26/12/2022, a Tattoo Week volta ao Rio em sua 11ª edição, no Expo Mag (Cidade Nova)

A Tattoo Week acontece nos próximos dias 19, 20 e 21 (sexta, sábado e domingo), das 12h00 às 22h00, com entrada gratuita na sexta-feira, a partir da doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão disponibilizados para a Comunidade Santa Marta, Secretaria de Assistência Social e parte para os flagelados da Baixada Fluminense, com a colaboração do Gustavo Tattoo, que fará a distribuição.

O evento, com apoio da Riotur, ocupa 16 mil metros quadrados do centro de convenções Expo Mag, terá 280 estandes e participação de 3 mil tatuadores e piercers do mundo todo e integra o calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro, pela Lei 7.748, de 26/12/2022.

Somam-se ainda as inúmeras ações sociais do evento como a doação de micropigmentação de sobrancelhas e aréolas para pacientes oncológicas e homens trans e doação de tattoos de segurança para pacientes crônicos.

Este ano a Tattoo Week lançou o curso gratuito de tatuagem e de piercing para jovens de favelas, objetivando profissionalização e inclusão social. Mais de 300 interessados se inscreveram.

“Trata-se do maior evento do mundo na arte da pele. Inclui arte, negócios e mercado, intercâmbio entre artistas do mundo todo, apresenta as últimas tendências e os lançamentos de produtos voltados ao segmento”, destaca Esther Gawendo, diretora executiva da Tattoo Week Rio.

Concurso de tatuagem em 29 categorias

O ponto alto e tradicional da Tattoo Week é o concurso de tatuagem em 29 estilos, aberto a tatuadores do Brasil e do exterior. O concurso inclui ainda os melhores piercings. A iniciativa tem revelado grandes talentos artísticos e a banca de jurados é composta pelos mais conceituados profissionais do mercado.

“Quando um tatuador ganha prêmio na Tattoo Week, automaticamente sobe a cotação de suas tatuagens, ganha visibilidade e conceito e sua carreira decola”, revela Enio Conte, presidente e idealizador da Tattoo Week. Este foi o caso de Luiz Lopes, tatuador que venceu a Tattoo Week, recebeu no próprio evento o convite de um empresário de Nova York para trabalhar.

Mudou-se com a família para os EUA e hoje tem seu próprio estúdio nos Estados Unidos. Também revelou talentos como o do tatuador Rapha Lopes (@raphafons), pentacampeão da Tattoo Week, cujos clientes vêm do Japão, Europa e EUA para se tatuarem com sua arte diferenciada e talentosa. Ou o exemplo do tatuador Gustavo Gomes (@gustavotattoo), campeão da Tattoo Week no estilo Realismo, que vem colecionando clientes famosos entre celebridades do futebol e do show business.

As mulheres também vêm ocupando esse universo masculino, como a tatuadora Thaysa Lucena, com o estilo Pontilhismo, a mulher mais premiada da Tattoo Week.

Beleza e empoderamento

No sábado, 17h00, acontece o concurso da Miss e do Mister Tattoo Week, que escolhe a mulher e o homem tatuados mais bonitos e empoderados do Brasil. O objetivo também é quebrar eventuais preconceitos ainda existentes contra a pessoa tatuada. “A ideia é valorizar não só a beleza, mas o engajamento com a arte da tatuagem, o empoderamento e o amor pela arte”, destaca a diretora executiva Esther Gawendo.

Conexão com a cultura carioca através do samba, do rap e do rock

A Tattoo Week traz ao evento muita música com vários DJs e a apresentação do grupo de roda de samba Som dos crias, na abertura do evento (sexta, 19, às 12h00). Liderado pelo sambista Camarão Netto, diretor da ala de compositores da Portela, o grupo apresentará samba raiz e samba-enredo para homenagear as escolas de sambas do Rio.” Nosso som é genuinamente carioca. Somos crias da Portela”, explica Camarão Netto. Na abertura do evento, serão diplomados os participantes dos cursos de tattoo e piercing.

Também o rap carioca integra o acervo musical da Tattoo Week, que traz o rapper Sain ao palco, no sábado (20) a partir de 20h00. O garoto Stephan Peixoto, que “se desenvolvia e evoluía com seu pai” – como cantou em 2003 em Loadeando –, transformou-se no rapper Sain, um dos mais influentes artistas do Rio de Janeiro. Filho de Marcelo D2, o artista já impulsionou carreiras de amigos e usa rimas para contar as histórias vividas nas ruas do Catete, bairro da zona sul da capital fluminense.

E no domingo às 20h00, a homenagem ao rock com a presença da Banda Glória. Antes, às 17h00, concurso de cosplay irá animar a plateia.

Programação

A seguir, a programação completa do evento: Instagram Evento de tatuagens e piercings

Serviço

O evento possui praça de alimentação, espaço kids e estacionamento próximo.

Local: EXPO MAG

Data: 19, 20 e 21 de janeiro de 2024, das 12h às 22h.

Endereço: Av. Paulo de Frontin No.1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20260-010

O ingresso será gratuito apenas na sexta-feira (19), doando 2 quilos de alimento não perecível na entrada.

Para o sábado (20) e o domingo (21), o ingresso poderá ser adquirido pelo link https://www.ingresse.com/tattoo-week-rio-2024 e diretamente na bilheteria do evento. Para consultar os valores, basta acessar o site do evento.