Início » Vereador Raiff Matos participa da operação ‘Angerona’ de combate à poluição sonora em Manaus
Política

Vereador Raiff Matos participa da operação ‘Angerona’ de combate à poluição sonora em Manaus

De acordo com o vereador, que acompanhou toda a operação deflagrada no último sábado, objetivo é defender a qualidade de vida das famílias



O vereador Raiff Matos (DC) participou da operação “Angerona”, deflagrada no último sábado (05/08), pela Prefeitura de Manaus em parceria com as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A ação teve como objetivo coibir a prática recorrente de crime de poluição sonora na capital, atendendo ao crescente número de denúncias feitas à Semmas nos últimos meses.

Os fiscais da Semmas e os guardas municipais da Semseg estiveram presentes em bares das zonas norte e leste da capital. Os trabalhos foram coordenados pelo subsecretário da Semseg, Alberto Neto, e acompanhados pelo vereador Raiff Matos. Os estabelecimentos fiscalizados estão localizados nos bairros Coroado, São José, Jorge Teixeira, Armando Mendes, Novo Aleixo, Cidade Nova e Santa Etelvina.


Durante a operação, foram realizadas três apreensões, quatro interdições e seis notificações aos estabelecimentos que são alvos constantes de reclamações de barulho nocivo à saúde, conforme denúncias. Dois equipamentos de som sem documentação e autorizações necessárias foram apreendidos, bem como um tablet utilizado para propagar o som em um bar.



De acordo com a diretora de Fiscalização da Semmas, Susy Pinheiro, a secretaria recebeu mais de 800 queixas de excesso de ruído no primeiro semestre deste ano, por meio do disque-denúncia 98842-2161. As reclamações podem ser feitas também pelo e-mail: defis.semmas@gmail.com.


Combate à poluição sonora – O vereador Raiff Matos também abordou a questão da poluição sonora durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5. Na ocasião, ele propôs a realização de uma Tribuna Popular para tratar sobre o problema da poluição sonora em Manaus e convocou a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal para realizar uma diligência em pontos estratégicos e verificar in loco a situação.


Ainda segundo o vereador Raiff Matos, Manaus é considerada uma das capitais mais barulhentas do Brasil devido à falta de controle e fiscalização adequados. Ele reforçou que a população tem o direito ao descanso e de não ser afetada pelos abusos causados pela poluição sonora.