Início » Brasil sediará congresso de ESG e sustentabilidade em setembro
Brasil Meio Ambiente

Brasil sediará congresso de ESG e sustentabilidade em setembro

Entre os temas do evento estão: mudanças climáticas, ondas de calor, transição energética, energias renováveis, crédito de carbono, cidades sustentáveis, economia circular, economia verde, economia azul, hidrogênio verde, direito ambiental, biodiversidade, combate ao racismo, saúde mental e bem-estar, diversidade e inclusão, direitos humanos, inteligência artificial e ESG, governança corporativa, investimentos sustentáveis, entre outros.

Acontecerá este ano no Brasil o Congresso Nacional de ESG, um dos maiores eventos de ESG e Sustentabilidade da América Latina e o Principal Evento Pré-COP 30. O Congresso Nacional de ESG (Ambiental, Social e Governança) tem a realização prevista para os dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças na cidade de São Paulo.

O evento reunirá líderes empresariais, governamentais, personalidades, investidores e profissionais para discutirem estratégias inovadoras, cases e práticas inspiradoras no campo da sustentabilidade e ESG.

O evento proporcionará um espaço para a troca de ideias, aprendizado e networking entre os principais stakeholders interessados em promover a Sustentabilidade e o ESG como um pilar central dos negócios modernos. Assim como será um ponto de encontro nacional entre as principais lideranças e organizações, para compartilharem as melhores práticas em ESG. Contribuindo para disseminação da cultura organizacional focada em ESG.

O congresso tem o apoio das principais instituições da indústria, comércio e serviço do Brasil, tais como a CNI – Confederação Nacional da Indústria, a CNC – Confederação Nacional do Comércio, a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, além do Conselho Federal da OAB, da CNSaúde – Confederação Nacional de Saúde, da ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios, entre outras. Juntas representam milhares de profissionais e organizações.

Este ano, o tema central do congresso é “A Era da Jornada ESG – Impulsionando um Futuro Sustentável, Diante dos Desafios de Governança Ambiental, Social e de Corporativa”. Durante os dois dias do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de palestras, painéis de discussão interativos e workshops práticos, todos voltados para explorar as melhores práticas e inovações no campo do ESG. Além disso, serão apresentados estudos de caso bem-sucedidos de empresas que incorporaram efetivamente princípios de ESG em suas operações e estratégias de negócios.

Entre os tópicos a serem abordados estão a mitigação das mudanças climáticas, transição energética, energias renováveis, crédito de carbono, cidades sustentáveis, hidrogênio verde, inclusão social, saúde mental e bem-estar, diversidade e igualdade de gênero, responsabilidade social corporativa, direitos humanos, inteligência artificial e ESG, transparência corporativa, governança responsável, investimentos sustentáveis e a integração de metas ESG no cerne das operações organizacionais.

O objetivo do Congresso Nacional de ESG é promover a conscientização, a colaboração e o avanço das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) entre empresas, investidores, governos e sociedade, promovendo a construção de um futuro mais sustentável, ético e responsável em todos como esferas da atividade econômica e social. Buscando alinhar as metas e os esforços das empresas e investidores com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Visando inspirar líderes e stakeholders a adotarem abordagens responsáveis ​​em suas operações, impulsionando a construção de um futuro melhor para todos.

O evento já conta com mais de 65 palestrantes confirmados, e alguns dos painelistas são: Dra. Jeane Tsuitsui, Presidente do Grupo Fleury, Fabio Roth, CEO Grupo 5àsec Brasil, Luciano Ribeiro, Sócio Superintendente do Banco Itaú, Marcelle Paiva, COO América Latina da Oracle, Vânia Bezerra, Diretora de Compromisso Social do Sírio Libanês, Rafael Morais, CFO da Caixa Vida e Previdência, Daniely Gomiero, Diretora de DHO, Cultura, Sustentabilidade da Claro e Vice-Presidente do Instituto Claro, Ricardo Mota, Diretor de Comunicação da Hapvida, Hamilton Felix, Vice-Presidente Setor Público América Latina da DocSign, Luis Guggenberger, Presidente do Instituto Ultra, Denise Saboya, Diretora de ESG da Deloitte, Arthur Mitke, Vice-Presidente de Sinistros, Operações e CX da Axa Seguros, entre outros.

O Congresso Nacional de ESG também contará com uma área de exposição, onde empresas, instituições governamentais e organizações do terceiro setor, terão a oportunidade de apresentar seus cases e iniciativas de sustentabilidade e práticas ESG.

“A sustentabilidade e o ESG não são mais apenas uma escolha, mas uma questão de inteligência para as organizações que buscam prosperar e sobreviver em um mundo em constante mudança. O Congresso Nacional de ESG é um fórum essencial para compartilhar conhecimentos, insights e experiências, impulsionando assim a agenda de um futuro mais sustentável para todos”, disse Cristiano Lagôas, presidente da Associação Brasileira de ESG, instituição realizadora do evento.

Para mais informações sobre o evento, incluindo detalhes sobre palestrantes, programação e expositores, os interessados podem acessar o site oficial do congresso em www.congressodeesg.org.br


Sobre o Congresso Nacional de ESG

O Congresso Nacional de ESG é um evento anual que reúne líderes empresariais, governamentais, investidores, personalidades e profissionais para discutir e promover práticas de ESG no ambiente corporativo. O evento oferece uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas, ajudando as empresas a incorporar princípios de sustentabilidade e ESG em suas operações e estratégias de negócios.

Para mais informações, basta acessar: www.congressodeesg.org.br


Sobre a Associação Brasileira de ESG

A Associação Brasileira de ESG é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega e representa pessoas físicas e jurídicas, comprometidas com os padrões e boas práticas ESG  – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança).

A missão da Associação Brasileira de ESG é contribuir para que o Brasil seja protagonista mundial em práticas ESG. Deixando um legado para um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.

Para mais informações, basta acessar: www.associacaoesg.org.br