Início » Madrigal Amazonas da UEA comemora 20 anos com concertos de Obras Sacras e Poesias
cultura

Madrigal Amazonas da UEA comemora 20 anos com concertos de Obras Sacras e Poesias

Apresentação ocorrerá nesta quarta-feira (12/7), às 19h, na Galeria de Artes do ICBEU Manaus. No dia 25 de julho, o grupo estará na Paróquia de São Sebastião

Em comemoração aos 20 anos de existência, o Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentará o concerto de Obras Sacras e Poesias. A regência será ministrada pelo Prof. Dr. Adroaldo Cauduro, nesta quarta-feira (12/07), às 19h, na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU Manaus), localizada na avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro. No dia 25 de julho, o Madrigal Amazonas realizará uma apresentação na missa de coroação em Dó Maior de Mozart KV 317, na Paróquia de São Sebastião, localizada na rua 10 de Julho, s/n, Centro, após às 18h.

O Madrigal Amazonas foi criado em 2003, como um projeto de extensão da UEA. Atualmente, a orquestra possui, aproximadamente, 30 pessoas, sendo elas acadêmicos do curso de Música e de outros cursos da universidade e também membros da comunidade externa interessados em adquirir ou aprimorar conhecimentos no canto coral.

O coordenador do Madrigal, Prof. Dr. Adroaldo Cauduro, diz que a orquestra conta com o apoio do Laboratório de Produção Musical (Lapmus/UEA); do ICBEU Manaus para as apresentações; e da VAT para gravação dos vídeos divulgados no YouTube. “Hoje, somos reconhecidos mundialmente, graças a esse material produzido e divulgado no YouTube. Deixamos disponíveis esses vídeos para que as pessoas possam ter acesso ao nosso trabalho”, ressaltou o maestro.

Todos os espetáculos do Madrigal Amazonas são dirigidos à comunidade, onde são ofertados, regularmente, concertos de repertórios variados, incluindo peças tradicionais do repertório coral, além de composições inéditas envolvendo artistas brasileiros e do cenário amazonense. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo são apresentados dentro da universidade e em espaços públicos como o Teatro Amazonas, Igrejas e, além disso, também participam de festivais internacionais. Este mês, os artistas participarão de um festival no Chile.

“Ao longo desses anos desenvolvemos muitas apresentações temáticas, entre elas a do cinema, onde mesclamos músicas dos filmes de todos os tempos. Fizemos, também, espetáculos de música popular. Também publiquei um livro intitulado ‘Cantando Poetas das Américas: vozes femininas’ um conjunto de poemas de Maria Dinorah, Astrid Cabral e Emily Dickinson musicados para coro, orquestra de cordas, instrumentistas e cantores solistas”, complementou Adroaldo Cauduro.

Sobre o Madrigal Amazonas 

O Madrigal Amazonas da UEA visa proporcionar experiências aos seus membros, por meio da prática do canto coral, com o objetivo de formar apreciadores musicais dentro da comunidade e difundir um repertório musical variado. Além disso, os participantes exercitam a prática da regência de técnica vocal e acompanhamento ao piano ao longo de ensaios e apresentações.

O maestro ainda ressalta que é um trabalho de muita solidariedade. “A pessoa tem que conhecer sua própria voz, depois tem que se ouvir em um contexto de grupo e respeitar as outras vozes e cantar em conjunto. Além de observar a minha regência. Então é um trabalho de cidadania grande, por isso que dura tanto tempo”, finalizou.

Sobre a seleção do grupo 

O grupo, composto tanto por cantores bolsistas e voluntários, realiza processo seletivo, anualmente, por meio de audições técnico/artísticas, conforme os editais publicados pela Pró-Reitoria de Extensão em Assuntos Comunitários (Proex/UEA).