Início » Obras dos Anéis Sul e Leste garantem dignidade para a vida da população
Amazonas

Obras dos Anéis Sul e Leste garantem dignidade para a vida da população

FOTOS: Lucas Silva / Secom

Segurança, oportunidade de aumento na renda e acesso a serviços de saúde estão entre os principais benefícios já promovidos com a execução das obras

As obras dos Complexos Viários dos Anéis Sul e Leste estão em pleno andamento pelo Governo do Amazonas e já refletem em benefícios voltados para a segurança, geração de renda e dignidade para os moradores dos bairros das localidades. Os dois complexos terão interligação direta do Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Boa Vista) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara), tirando veículos pesados de circulação nas principais vias da cidade.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, enfatizou a importância das obras para a mobilidade dos cidadãos. “Nós vamos dar mais segurança para as pessoas que trafegam, tirando as carretas e os veículos pesados daquelas ruas principais que hoje eles trafegam. Vai ser algo diferente daquilo que a população já está acostumada. Para se ter uma ideia, nós vamos chegar até o aeroporto em menos de 30 minutos, e isso era algo impensado antes”, destacou.

O empreendedor Rafael Dutra, 34, mora há 25 anos no bairro Tarumã, onde estão em execução as obras do Anel Sul. Ele afirma que está tendo mais tranquilidade em sua moradia e já vislumbra melhorias em seus negócios profissionais.

“Essa obra do Governo trouxe melhorias na mobilidade, assim como um trânsito melhor. Ela também está trazendo uma boa visibilidade para os nossos negócios, sem falar da segurança com a instalação de guard rail (defensa metálica) para proteger as pessoas que passam aqui. Esse trabalho do Governo do Estado está trazendo grande dignidade para nós que moramos aqui na área”.

As obras do Anel Sul já alcançam 96% de execução. A duplicação da estrada do Tarumã, na zona oeste, contempla 8,7 quilômetros da via, dos quais 8,1 quilômetros já estão pavimentados. Resta um trecho de 600 metros, nas proximidades do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que já recebe a aplicação da primeira capa asfáltica.

Na região do ramal do Brasileirinho, na zona leste, o comerciante Edvan Dias, 23, disse que as obras do Anel Leste proporcionaram aumento no fluxo de clientes, assim como na segurança. “Vai dar mais segurança por conta da iluminação pública, assim como aumentou o movimento das pessoas de diversas localidades aqui, e está ajudando muito nas nossas vendas para que possamos crescer muito mais”.

Moradora do mesmo bairro, a agricultora Yeda Barreto, 52, afirma que a mobilidade tem sido bem melhor para o acesso aos serviços de saúde e comercialização das produções agrícolas. 

“Com esse anel viário tem sido muito bom. E graças a Deus a obra está saindo e vai beneficiar muita gente. Antigamente, aqui no ramal do Brasileirinho, era uma tristeza muito grande, porque quando alguém ficava doente era uma dificuldade para entrar um Samu. Mas, hoje, isso mudou. E já melhorou muito nossa vida em termos de sair para comprar as coisas, sair de carro e levar para vender as nossas produções”, destacou a moradora.

O Anel Leste está com 55% de execução e inicia no trevo da avenida Cosme Ferreira com a avenida Norte-Sul, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção à avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). Um corredor viário com extensão total de 18,3 quilômetros está em construção, contemplando duas pistas com 10,8 metros de largura, sendo três faixas de 3,6 metros cada, passeios laterais com dois metros de calçada e canteiros de até cinco metros.

Com informações da assessoria.