Início » Anatel inicia a instalação de fibra ótica nos rios da Amazônia
Amazonas Destaque

Anatel inicia a instalação de fibra ótica nos rios da Amazônia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciaram na última terça-feira (1º) a implementação de três infovias na Amazônia. O programa Norte Conectado tem como objetivo instalar 12 mil quilômetros de fibra nos leitos dos rios da Bacia Amazônica, beneficiando 59 cidades com 10 milhões de habitantes. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão.

Parte da capacidade da fibra será usada pelo setor público, como escolas, hospitais e prefeituras. A outra parte será usada por empresas para lançar planos comerciais de internet em troca da manutenção das redes.

Os trechos das próximas três infovias têm 2,3 mil quilômetros de extensão e serão instalados por cabos subaquáticos fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System. Os cabos chegaram ao Brasil pelo Porto de Manaus no fim de julho.

O investimento nestas seis infovias é de cerca de R$ 1,34 bilhão, que foi captado por meio do leilão do 5G. As operadoras Claro, TIM e Vivo arremataram os lotes regionais do 5G e serão responsáveis pelo financiamento das redes.

“Trata-se de um programa sem precedentes, que vai levar sinal de dados de alta velocidade para garantir à população melhorias na educação, saúde, pesquisa, defesa e judiciário”, afirmou o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira. “Estamos falando de uma região que está sendo degradada pela mineração ilegal e pelo desmatamento. A fibra representa uma oportunidade enorme de desenvolvimento econômico para a população”, complementou.

A perspectiva é que todas as infovias fiquem prontas até 2025. Duas delas já foram implantadas: a infovia 00, que liga Macapá e Santarém, e a infovia 01, que liga Santarém a Manaus.

A Infovia 04, com mais de 500 km de extensão nos rios Negro e Branco, deve ser lançada na última semana de agosto. Ela vai conectar as localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracaraí (RR), Iracema (RR), Mucajaí (RR) e Boa Vista (RR).

As Infovias 02 e 03 estão previstas para serem implementadas no último trimestre de 2023. A 02, com cerca de 1.200 km de extensão no rio Solimões, vai conectar as cidades amazonenses de Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém de Solimões, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Ela vai viabilizar a conexão entre os postos avançados do exército e as fronteiras.

Já a infovia 03, com 624 km de extensão, vai conectar as cidades de Belém (PA), Ponta de Pedra (PA), São Sebastião da Boa Vista (PA), Curralinho (PA), Bagre (PA), Breves (PA), Afuá (PA) e Macapá (AP). Essa infovia é importante pelo impacto comercial e econômico, pois passa por regiões com importantes empresas que atuam no desenvolvimento local.