Início » Especialista dá dicas para preservar a imunidade no inverno
Notícias Corporativas

Especialista dá dicas para preservar a imunidade no inverno

As baixas temperaturas do período facilitam infecções virais no sistema respiratório

Durante o inverno, com o tempo seco e os longos períodos em ambientes fechados é comum o contágio de vírus do tipo Influenza, que causa gripes e resfriados, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia. Isso ocorre porque há uma tendência na procura por espaços para evitar o frio, o que facilita a propagação desses agentes infecciosos e, consequentemente, a disseminação das doenças mais comuns do inverno. Por isso, é importante ajudar o corpo a se preparar para enfrentar este período. 

O principal objetivo do sistema imunológico é estabelecer a melhor adaptação do organismo ao meio em que está inserido, e com isso fornecer as defesas necessárias, como uma resposta biológica contra a invasão de microrganismos estranhos. Dessa forma, fortalecer a imunidade é uma alternativa para proteger a saúde, não apenas no inverno, mas durante o ano todo. Para contribuir, o médico de família, comunidade e parceiro da Weleda, com pós-graduação em geriatria e cuidados paliativos, Dr. Michael Yaari, separou algumas dicas que podem auxiliar o organismo e, assim, prevenir doenças.

Segundo o Dr. Yaari, com algumas mudanças e hábitos mais saudáveis, o corpo já ganha força e resistência. “O estilo de vida, hábitos alimentares, estresse e a falta de sono, são alguns dos fatores que podem contribuir para o enfraquecimento da imunidade. É preciso compreender que o nosso corpo necessita de uma rotina estável, constante e que priorize algumas atividades, para, assim, melhorar a saúde”, explica o Dr. Yaari. Para isso é importante: 

  1. Adotar uma alimentação saudável, priorizando legumes, vegetais, frutas e grãos, e hidratar-se;
  2. Praticar exercícios físicos regulares para melhorar o condicionamento do corpo, equilibrar o excesso de gordura e auxiliar no desempenho cardíaco;
  3. Ter um sono regular, dormir cedo e acordar cedo, o corpo precisa de descanso – o que inclui afastar-se de telas ou aparelhos que dificultem a chegada do sono;
  4. Cultivar bons pensamentos. A neurociência comprova a existência de uma ligação fundamental entre o intestino e o cérebro. A microbiota intestinal é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico, cultivando microrganismos que auxiliam na defesa contra corpos estranhos. As alterações emocionais, portanto, podem interferir na dinâmica desse funcionamento e, assim, enfraquecer a imunidade;
  5. Utilizar medicamentos com fórmulas naturais, por serem compostos de ativos puros e orgânicos, também é interessante. Além de não causarem reações adversas ou dependência, podem trazer benefícios para o corpo. 

Como tratar os sintomas iniciais da gripe

É necessário também estar atento aos sintomas iniciais das gripes e dos resfriados, tratá-los de maneira mais eficaz para evitar que essas infecções se agravem posteriormente e consultar um especialista para receber o quadro e o tratamento específicos. “Entre os problemas mais comuns estão: coriza, obstrução nasal, dor de garganta, febre e fadiga intensa. A febre e a perda de apetite também podem ser sintomas a acompanhar, principalmente, no caso das crianças”, comenta o médico especialista. 

Como uma forma de contribuir para o bem-estar, o médico Michael sugere algumas alternativas naturais, como banhos mornos, inalação com o vapor da água quente com óleos essenciais de Eucalipto e Copaíba, manter a hidratação e fazer compressas de água morna e limão. 

Sobre a Weleda – Empresa suíça de medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, que possui mais de 100 anos, com o propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas e da natureza. A origem e inspiração da marca vem da antroposofia, uma ciência que vê o ser humano como parte da natureza e que compreende as pessoas como um ser integral (corpo, mente, emoções e individualidade). Com práticas sustentáveis desde a fundação, em 1921, como uso de ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico, com o objetivo de preservar a biodiversidade e a saúde do solo. Presente em mais de 50 países, a Weleda está no Brasil desde 1959 com um portfólio de mais 60 produtos que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce.

Além disso, a marca é uma empresa B e faz parte de um movimento internacional que se propõe a causar impacto positivo no mundo e nas comunidades com as quais atuam através de um modelo de negócio que fomente o desenvolvimento sustentável, inclusivo e com preservação ambiental. A Weleda também é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade e fomenta o crescimento sustentável com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade. Os cosméticos recebem a certificação Natrue, selo independente europeu que atesta cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos.

A Weleda segue as determinações da Anvisa. Os medicamentos da Weleda não devem ser usados para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Maiores esclarecimentos, consultar o site da Anvisa.