Início » Escolas da Prefeitura de Manaus recebem projeto de prevenção às drogas ‘Pense Antes’
Manaus

Escolas da Prefeitura de Manaus recebem projeto de prevenção às drogas ‘Pense Antes’

Trabalhar, por meio da literatura, a prevenção ao uso de drogas. Com essa proposta, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o programa “Escola Sem Drogas”, iniciou nesta segunda-feira, 31/7, o projeto “Pense Antes”, em 86 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Trabalhar, por meio da literatura, a prevenção ao uso de drogas. Com essa proposta, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o programa “Escola Sem Drogas”, iniciou nesta segunda-feira, 31/7, o projeto “Pense Antes”, em 86 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), com apoio das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Essa ação ocorre até o fim do mês de agosto, atendendo estudantes do 6º ao 8º ano, que utilizarão o livro paradidático “Entre Sol e Chuva”. O projeto segue uma metodologia baseada na informação, por meio da prevenção, com atendimento educacional, além de assistência social e psicológica voltada aos estudantes.

Para a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Escolar, da Gacpe, Lourdes Souza, o “Pense Antes” é mais uma atividade que a Semed realiza de prevenção às drogas. “Este ano contamos com a parceria do projeto ‘Pense Antes’, envolvendo os alunos. Eles utilizarão a leitura que será trabalhada de diversas formas com os professores de língua portuguesa. Em agosto, serão realizados os encontros literários, com a presença da equipe do autor do livro”, explicou a coordenadora.

A escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul da cidade, contou com a participação de 800 alunos. De acordo com a gestora da unidade, Maria Santana, essa iniciativa aborda um assunto muito importante e chegou na escola em um momento excelente. “Todos os educadores da escola trabalham exatamente com a prevenção das drogas com os alunos, envolvendo os valores familiares e o projeto traz uma nova visão de mundo, que no livro fala em dor, amor e todo sofrimento de quem passa pelo caminho das drogas”, disse a gestora.

Isabel Mota, 13, do 8º ano, leu o livro e com base no que entendeu da obra criou uma história em quadrinhos. “Eu entendi que as nossas escolhas modificam a nossa vida. Esse livro não é infantil e eu gostei bastante, porque mostra o que podemos passar na adolescência, até mesmo pela influência das outras pessoas e para ficar mais fácil para entender, eu transformei as informações em quadrinho”, informou a aluna.

O livro

A publicação é um romance no formato estudantil, com histórias baseadas em fatos reais, sendo a principal delas, a história do próprio autor, Felipe Mafra, que proporciona aos alunos uma identificação com as próprias histórias. O livro propõe ao aluno leitor, o estabelecimento de uma base psíquica e emocional para identificar seu papel e ajustar decisões no convívio entre seus pares, além de proporcionar o estímulo à leitura por meio de um acompanhamento do professor de língua portuguesa, que também será um incentivador de boas práticas de leitura, garantindo um espaço a mais para a leitura e debates sobre a temática tão necessária a ser trabalhada nos dias atuais.

Todas as escolas recebem a visita da equipe técnica do “Programa Escola Sem Drogas”, que conversa com os alunos sobre o livro.

“Existem duas mensagens muito importantes na nossa literatura, uma delas é que a experiência com as drogas não é só um evento, é uma semente plantada, que cresce, se torna uma árvore com frutos amargos e nesse livro mostra vários personagens na família que sofrem junto com o usuário. A outra é dizer para o menino nessa idade, que apesar de ele não perceber, ele tem um poder que ninguém pode tirar dele, que é a escolha, então com essa leitura e essa conversa nós queremos empoderar os adolescentes para que eles possam dizer não”, relatou o pai do autor do livro, Arlem Mafra.