Início » ‘Detran Cidadão no Interior’: Ação alcança 1.700 pessoas na Semana Nacional do Trânsito, em Tefé
Amazonas

‘Detran Cidadão no Interior’: Ação alcança 1.700 pessoas na Semana Nacional do Trânsito, em Tefé

Divulgação/Detran-AM

 Foram promovidas palestras educativas para estudantes das redes estadual e municipal, mototaxistas e blitz de orientação no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em alusão à Semana Nacional de Trânsito (SNT), promoveu no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) palestras educativas para alunos das redes estadual e municipal de ensino e para mototaxistas, além de uma blitz de orientação aos condutores. No total, 1.700 pessoas foram impactadas com as atividades que fazem parte do programa “Detran Cidadão no Interior”.

Uma das ações, que ocorreu na quarta-feira (20/09), no auditório Canaã, na Estrada do Aeroporto, bairro Aeroporto, consistiu em uma série de palestras do projeto “Motociclista Legal” e certificou 56 mototaxistas daquele município.

Com o tema “A Importância da Profissionalização do Mototaxista”, a aula foi ministrada pela técnica da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran Amazonas, Delnandina Monteiro.

A categoria assistiu, ainda, a uma apresentação da técnica social Suzana Souza, do Núcleo Especializado em Acidentes de Trânsito (Navat), e da agente de trânsito da Fiscalização do Detran-AM, Andreza Vieira.

“O nosso objetivo foi alcançado. Isso mostra que não só os mototaxistas estão em busca de capacitação e conhecimento, mas também toda a população tefeense que participou das nossas ações”, pontuou Delnandina Monteiro.

O evento contou, também, com a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Trânsito de Tefé (Imtrans), Antônio da Silva Melo, e do coordenador do Projeto Vida no Trânsito (PVT) e agente de trânsito, Erisvan da Silva Chaves.

Escolas

A programação da Semana Nacional de Trânsito estendeu-se para as escolas das redes estadual e municipal de ensino. Nos dias 19 e 20 de setembro, a equipe de Educação do Detran-AM se apresentou na Escola Estadual São José, Escola Estadual Armando de Souza Mendes (GM3), Escola Estadual Frei André, Escola Estadual Eduardo Ribeiro e na Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho, além da Escola Municipal Wenceslau de Queiroz.

Os alunos do Ensino Fundamental I assistiram as palestras ministradas pela equipe do Detran sobre a “Educação e Cidadania” e “Educação para o Trânsito como Direito de Todos”, e receberam cartilhas educativas.

Na turma do Ensino Fundamental II, que corresponde a faixa etária entre 9 e 10 anos, foram trabalhados os temas “Educação para o Trânsito” e “Educação e Cidadania”. Já para os estudantes do Ensino Médio também foi apresentado o tema “Educação para o Trânsito e Cidadania”.

No total, 1.471 alunos participaram das ações. A estudante Janderlane Martins, 17, que já foi vítima de acidente de trânsito, falou da importância do trabalho do Detran junto às escolas.

“Achei muito boa a palestra. Aprendi muito sobre trânsito, a importância do uso do capacete, só deve dirigir se for habilitado, que o pedestre tem que atravessar na faixa, e que devemos ficar atentos ao andar na via”, disse ela.

Ação conjunta

Como parte das atividades, a equipe do Detran, em ação conjunta com os agentes do Imtrans de Tefé, também realizou uma blitz educativa, na Avenida do Aeroporto.

“Essa parceria entre a nossa instituição, o Detran e o Programa “Vida no Trânsito” é de suma importância, principalmente na SNT, que visa a segurança de todos no trânsito”, afirmou o diretor-presidente do Imtrans, Antônio da Silva Melo.

Foram feitas 173 abordagens de orientações sobre segurança no trânsito e entrega de material educativo. “O objetivo dessa blitz é conscientizar que a vida de cada um, seja do condutor, do passageiro ou do pedestre é prioritário no trânsito. Lembrando que, no trânsito, o sentido sempre será a vida”, finalizou a agente de fiscalização do Detran, Andreza Vieira.