Início » Sidney Leite sugere a criação da Universidade Panamazônica
Política

Sidney Leite sugere a criação da Universidade Panamazônica

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, para falar a respeito da criação da Universidade Panamazônica do Alto Solimões (Upas), que seria um Centro de Produção do Conhecimento e Gestão da Amazônia, a partir do conhecimento dos povos originários e da civilização que se ergueu no encontro da tríplice fronteira.

Acesso à educação

“Nós queremos promover o acesso à educação superior de qualidade nessa região do estado, mas mais do que isso, queremos que esse desenvolvimento seja feito de forma sustentável, fortalecendo comunidades indígenas e promovendo a gestão ambiental no Alto Solimões. A ideia inicial é que a universidade impulsione a integração entre os países que compõem a tríplice fronteira”, afirmou Leite.

Falta de diálogo

Outro ponto discutido – que reafirma a necessidade de uma unidade de ensino que compreenda os países que têm a Amazônia em seus territórios – é a falta de diálogo e de transversalidade nas pesquisas. Atualmente, mais de 50 milhões de pessoas habitam a chamada, Panamazônia, que abriga Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. “Pesquisa, tecnologia e políticas públicas formam o tripé inicial para que o conhecimento adquirido até o momento se torne acessível, permitindo não apenas o intercâmbio de informações, mas principalmente dando celeridade a produção do que já existe na nossa terra”, argumenta o dedo.

Portal ÚNICO.