Início » Prefeitura de Manaus leva curso de ‘Cuidador Comunitário’ para moradores do bairro Betânia
Manaus

Prefeitura de Manaus leva curso de ‘Cuidador Comunitário’ para moradores do bairro Betânia

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), abriu, na tarde desta terça-feira, 8/8, mais uma turma do curso “Cuidador Comunitário”, para os moradores do bairro Betânia, zona Sul.

As aulas serão ministradas no grupo de Idosos do Caico, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Betânia, na rua São Lázaro, nº 26.

Com aulas nas terças e quintas-feiras e uma carga horária de 21 horas de duração, a capacitação se estenderá até o dia 29/8, e tem como objetivo orientar a comunidade no trato com as pessoas idosas e nos cuidados necessários que o processo de envelhecimento exige, diante das limitações que surgem com o tempo.

João Batista, 26 anos, conta que essa capacitação chegou em um momento necessário da sua vida, para ajudar nos cuidados básicos com seu avô. “Eu resolvi fazer minha inscrição, porque meu avô está precisando muito de apoio em casa, somos uma família pequena, eu faço faculdade e nas horas que estou em casa, ajudo a minha mãe, que hoje cuida sozinha dele, então essa capacitação vai me ajudar muito. Ano que vem pretendo fazer o curso mais completo que a Fundação Doutor Thomas realiza”, disse.

Ao todo, 53 alunos estão inscritos e o conteúdo programático inclui também informações sobre violência contra a pessoa idosa, rede de proteção, questões de higiene pessoal, alimentação, cuidados médicos, medidas de prevenção, mudanças psicossociais e espirituais, além de noções de direitos humanos e cidadania.

A abertura foi feita pela coordenadora do curso da Fundação Doutor Thomas, Maria Sabelly, e a coordenadora de cursos da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Jacqueline Vasconcelos.

Importância

O curso de “Cuidador Comunitário” é uma capacitação que já atendeu diversas zonas de Manaus, com o objetivo de incentivar as comunidades sobre a importância da família e o cuidado com a pessoa idosa.

“É importante que a família esteja presente no processo de envelhecimento. Esse tem sido um dos lemas da Fundação Doutor Thomas, que a pessoa idosa seja acolhida e atendida como merece no seio familiar. A ideia do curso é fazer com que a família tenha conhecimento dos cuidados necessários com a pessoa idosa na comunidade. Este ano, a meta é capacitar mais de 180 pessoas, com quatro turmas de cuidador comunitário, e queremos cada vez mais que as pessoas tenham conhecimento sobre o universo da pessoa idosa, assegurando a eles o envelhecimento com respeito e dignidade, como nos orienta o prefeito de Manaus, David Almeida”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.