Início » Ageman está analisando Plano de Expansão do Esgotamento 2023-2045
Manaus

Ageman está analisando Plano de Expansão do Esgotamento 2023-2045

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu início ao processo de análise do Plano de Expansão do Esgotamento Sanitário para a cidade de Manaus. A avaliação do plano está sendo feita pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento do órgão regulador.

O Plano de Esgoto vai nortear as ações de expansão do serviço de esgotamento sanitário da capital até 2045.

Para o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira, a expansão do serviço de esgotamento sanitário da cidade vai assegurar benefícios de aspecto social, ambiental e econômico para a capital.

“São ações com resultados que perdurarão a longo prazo, desde a melhoria na qualidade das águas e recuperação natural dos igarapés com a diminuição do lançamento irregular do esgoto, passando pela geração de empregos diretos e indiretos, em decorrência das obras que serão executadas e das interligações dos domicílios à rede de esgoto, refletindo na melhoria da qualidade de vida da população e colocando Manaus em posições de avanço no ranking do saneamento do país”, afirmou ele.

A proposta foi elaborada pela concessionária Águas de Manaus, em cumprimento às obrigações previstas no contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Conforme o plano, para os próximos 11 anos, o serviço de esgotamento sanitário de Manaus deverá chegar a 90% de cobertura. A meta atende sobretudo ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Atualmente, Manaus disponibiliza o serviço para 26% da população, atendendo a 162 mil imóveis. Com o plano, os serviços de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos estarão disponíveis para mais de 325 mil imóveis.

Até 2033, o plano prevê a implantação de aproximadamente 220 quilômetros de rede de esgotamento sanitário por ano, chegando ao patamar de mil quilômetros de extensão.

Hoje, o sistema de esgotamento sanitário da capital possui uma extensão de 816 quilômetros de rede de esgoto.

O plano prevê a implantação de 35 subsistemas de esgotamento, avançando pelas microbacias da capital.

Nesta semana, a proposta do Plano de Expansão do Esgotamentofoi apresentada aos membros do Conselho Municipal de Regulação por representantes da concessionária. Após a conclusão da análise por parte da Ageman, o Plano de Esgoto será apresentado à sociedade, já no próximo semestre.