Início » Em Manaus, moradores de áreas impactadas pela cheia do rio Negro recebem serviço de elevação das tubulações de água tratada 
Manaus

Em Manaus, moradores de áreas impactadas pela cheia do rio Negro recebem serviço de elevação das tubulações de água tratada 

Trabalho preventivo realizado pela Águas de Manaus garante que os moradores que vivem em regiões de palafitas continuem com acesso à água potável

Manaus é uma cidade rodeada por rios e cortada por igarapés, e com a variação dos níveis das águas – cheia e vazante – algumas moradias acabam sendo impactadas por estes fenômenos naturais. Para diminuir os impactos gerados pela subida das águas característica dessa época do ano, a concessionária Águas de Manaus está atuando na elevação das estruturas de tubulação de distribuição de água tratada em áreas vulneráveis dos bairros São Jorge, na zona Oeste e Educandos, na zona Sul da capital.

Até o momento, quase 1000 metros de tubulações foram regulados em uma estrutura mais elevada. A ação preventiva afasta a possibilidade de que as águas dos rios e igarapés entrem em contato com a rede de distribuição, evitando qualquer tipo de contaminação e assegurando que os moradores recebam água dentro dos padrões de qualidade da empresa. A nova estrutura também irá facilitar os serviços de manutenção das equipes da concessionária. Mais de 350 famílias já foram contempladas com o serviço.  

“Visitamos estas comunidades e percebemos a necessidade de elevarmos estas estruturas. Com este serviço garantimos que famílias inteiras continuem recebendo água potável. Nossas equipes vão em cada beco, cada palafita para entender a necessidade destas pessoas e assegurar saúde e bem-estar para os moradores”, destacou o gerente de Serviços da concessionária, Felipe Poli. 
Dentre as áreas contempladas estão os becos 1º de Maio, Vicente, Jacaré e Teresinha, localizados no bairro São Jorge, zona Oeste da cidade, além do beco Ana Nogueira, no bairro Educandos, situado na zona Sul da capital. A concessionária irá dar continuidade do serviço em outras áreas atingidas pela cheia, conforme a necessidade. As elevações são provisórias. Após a vazante, a Águas de Manaus implantará uma nova estrutura nestas regiões.  

Comprometimento

Atualmente, o serviço de abastecimento de água tratada está universalizado na capital amazonense. Todo líquido distribuído passa por um rigoroso controle de qualidade que atende aos padrões definidos pelo Ministério da Saúde. Por mês, são realizadas aproximadamente 30 mil análises, que asseguram saúde para os moradores de Manaus. Além disso, famílias que vivem situação de vulnerabilidade são cadastradas na Tarifa Manaus, que concede desconto de 50% no valor da fatura de água e esgoto, ou no Tarifa 10. Hoje, mais de 128 mil famílias são beneficiadas pelos dois programas.