Início » Especialista dá dicas de como escolher a fechadura ideal
Notícias Corporativas

Especialista dá dicas de como escolher a fechadura ideal

A função de uma fechadura é sempre a mesma, abrir e fechar, mas será que são todas iguais? Especialista da La Fonte explica as diferenças e indicações

O setor da construção civil apresentou com um crescimento de 1,2% em 2023 e uma expectativa ainda mais promissora de 2,9% para 2024, segundo dados da SindusCon-SP. O início do ano é um período em que muitas famílias planejam reformas nas casas e escolher a fechadura ideal está entre os planos. A busca pela fechadura ideal requer uma análise cuidadosa, levando em consideração diversos aspectos como a mais adequada às necessidades, seja uma fechadura tradicional, eletrônica ou biométrica. A escolha deve ser pautada na forma como a fechadura se integra à estrutura da porta e ao estilo da casa, garantindo a máxima eficiência. 

A localização geográfica da residência também influencia na escolha da fechadura, levando em conta fatores climáticos e níveis de segurança da região. Esses aspectos evidenciam a importância de uma escolha criteriosa da fechadura.

Max Germano, gerente de design da La Fonte, detalha os principais modelos, usos e materiais. “É preciso analisar os ambientes em que as fechaduras serão instaladas. Ambientes externos e internos requerem diferentes níveis de segurança, por exemplo. Outro fator é o material da porta, se é vidro, metal ou madeira, também influencia na escolha. Por último, não podemos esquecer da questão estética, o design da fechadura pode valorizar muito uma construção”, explica.

Fechadura de entrada

As fechaduras de entrada são aquelas instaladas nas portas principais dos imóveis. Podem ser divididas em três categorias: externas, internas e banheiro. As fechaduras para uso externo precisam oferecer um alto nível de segurança, já que são usadas para entrar na propriedade. Por isso, as pessoas devem buscar por modelos que possuem cilindro com segredos de 05 ou 06 pinos.

Já as fechaduras para uso interno não possuem cilindros, mas uma chave interna que conta com um nível de segurança mais baixo porque a prioridade aqui não é mais evitar invasores, mas garantir a privacidade dos quartos, por exemplo. As fechaduras para banheiro também não possuem cilindros, mas uma tranqueta do lado interno e acompanha uma chave de emergência para eventuais acidentes.

Fechaduras auxiliares

Os modelos de fechaduras auxiliares são opções para portas específicas, sendo ideais para portas de correr, por exemplo. Além disso, supre as necessidades de segurança, mas sem deixar de oferecer sofisticação no seu design.

Esse tipo de fechadura funciona como um sistema de travamento, costuma ser usada em modelos de porta de madeira, aço ou alumínio. Os modelos no mercado correspondem a diversos tipos de aplicação, como portas de giro, de correr, portas embutidas, entre outros.

Fechaduras eletromecânicas

Já as fechaduras eletromecânicas são indicadas para espaços abertos, sendo encontradas em portões e portas com mecanismo de alimentação e acionadores. É muito comum seu uso em portões de ferro, sejam individuais ou de grandes garagens. São ótimos modelos para entrada de condomínios de luxo, onde o portão alia segurança, sem deixar de obedecer ao padrão do design do empreendimento.

Fechaduras avulsas

Podem ser usadas em sua maioria para travamento de portas e portões de giro, além de portas de madeira, aço ou alumínio também.

O especialista da La Fonte ainda dá uma última dica: “Após verificar os seus ambientes, tenha em mente os seguintes pontos: segurança, praticidade, estética e durabilidade. Pensando nisso, fica mais fácil escolher o modelo ideal. Além disso, vale a pena pesquisar diferentes opções antes de realizar a compra”.