Início » Prefeitura avança com índice de saneamento e cobertura sanitária abrange 26% da capital
Manaus

Prefeitura avança com índice de saneamento e cobertura sanitária abrange 26% da capital

Em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, a cobertura sanitária na capital aumentou em 7%, chegando a 26%. A meta da gestão é alcançar 30% até final de 2023.

Em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, a cobertura sanitária na capital aumentou em 7%, chegando a 26%. A meta da gestão é alcançar 30% até final de 2023. O beco Nonato, na Cachoeirinha, é a primeira área de palafitas de Manaus a receber água tratada e rede de esgoto.

O serviço beneficiou mais de 900 moradores da comunidade, que conviveram durante 40 anos com problemas de alagamentos, odor e exposição a doenças, causadas pelos dejetos.

Além de atuar na ampliação da cobertura sanitária da cidade, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também trabalha nas obras que proporcionam  acessibilidade da população, de implantação de drenagem profunda e superficial, sarjetas e meios-fios, como ainda no recapeamento de mais de 2 mil vias, em parceria com o governo do Estado, e nas grandes intervenções viárias.

A Seminf, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), acompanhou a instalação dos 350 metros de tubulações de esgoto, que possui uma estação elevatória, responsável por recolher os dejetos humanos da região e levar até a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro de Educandos (ETE Educandos).

“Eu estou muito feliz com o trabalho da prefeitura, por nos ajudar a ter um saneamento básico que a gente nunca teve. Eu nunca tive vontade de sair daqui, e agora que não tenho mesmo, depois dessa realização”, relata a moradora Gisele Dantas, de 40 anos.

Mais qualidade de vida

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, a atual gestão municipal vem proporcionando soluções práticas de saneamento para melhorar a vida da população. “Investimento com destinação correta dos resíduos e o esgoto sendo tratado, a água chegando nas torneiras dos moradores. É mais qualidade de vida, melhorando também a autoestima dos moradores de Manaus”.

O secretário de Obras, Renato Junior, enfatiza ainda sobre os avanços e melhorias da gestão, nas questões socioeconômicas e culturais, com resultados positivos não apenas na saúde, educação, meio ambiente, mas também na infraestrutura da cidade, no que tange à malha viária de Norte a Sul da cidade.

“Esse é mais um dos avanços desta gestão, que se preocupa com a infraestrutura da cidade, com a saúde, qualidade e dignidade de vida dos moradores. Foram 40 anos que essas famílias tiveram que aguentar o odor e os alagamentos. Infelizmente, era assim em todos os lugares que foram negligenciados e desassistidos. Mas agora temos um prefeito de verdade que olha pela gente, acorda cedo, investe na saúde, educação, fomenta a cultura e trabalha incansavelmente pela infraestrutura’’, afirma o secretário. 

Já a dona de casa Micaely Braga, 21 anos, confirma o quanto as ações de ampliação e melhorias no saneamento melhoraram a sua vida. “Hoje em dia eu posso abrir a janela do meu quarto, que antes era algo impossível por conta do mau cheiro. A minha filha vivia gripada, com infecção e problemas na respiração. Agora, com o projeto feito pela prefeitura, nossa qualidade de vida melhorou 100%’’.