Início » ‘Merenda em Casa’ entregou mais de 7 mil kits a estudantes do Amazonas impactados pela seca
Amazonas Educação

‘Merenda em Casa’ entregou mais de 7 mil kits a estudantes do Amazonas impactados pela seca

O ciclo de entregas iniciou em setembro e seguiu até dezembro em 40 municípios, incluindo 22 comunidades rurais de Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, entregou 7,3 mil kits do projeto ‘Merenda em Casa’, para estudantes da rede estadual da capital e do interior impactados pela seca histórica deste ano.  O ciclo de entregas começou no final de setembro e seguiu até dezembro, onde foram atendidos 39 municípios e 22 comunidades (da zona rural de Manaus). 

Dos 7,3 mil estudantes impactados, todos receberam os itens do Merenda em Casa, sendo 6.828 de comunidades rurais do interior do Amazonas e 561 da zona rural de Manaus.

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, celebrou a entrega de 100% dos kits do ‘Merenda em Casa’ na capital e no interior. 

“Estamos muito felizes por termos finalizado essa ação, um compromisso do governador Wilson Lima que deu alento aos estudantes e suas famílias. Destaco, ainda, o importante papel dos educadores que se dedicaram, incansavelmente, para fazer com que os itens da merenda escolar e apostilas do Aula em Casa chegassem aos alunos”, enfatizou a secretária. 

Além dos kits do Merenda Em Casa, as entregas também contaram com as apostilas do ‘Aula Em Casa’, material pedagógico produzido pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap), da Secretaria de Educação. 

Na capital, as entregas foram finalizadas na comunidade Três Unidos, zona rural de Manaus, com  kits destinados aos estudantes da Escola Estadual (EE) Pedro Silvestre. A estudante Joelma Vitória da Silva, 17, da 1ª série do Ensino Médio, contou como foi a rotina de estudos durante a estiagem, com a entrega de conteúdos da apostila. 

“Desde o início da estiagem, nós passamos a estudar on-line e por meio das apostilas, quando havia dúvida, entramos em contato com a professora e sanamos as nossas questões, então assim, conseguimos dar continuidade ao nosso ano letivo”, disse a estudante. 

Armazenamento e Distribuição 

Os alimentos dos kits distribuídos aos alunos da zona rural de Manaus foram armazenados no galpão da Gerência de Alimentação Escolar, na zona centro-oeste da capital. No local, os itens são divididos e depois integrados aos kits do ‘Merenda em Casa’. Junto com a equipe administrativa, uma nutricionista também fica responsável por controlar a qualidade de cada produto. 

Nos municípios do interior, foi disponibilizado, por meio do Programa de Apoio à Gestão Escolar (Pague), recursos para aquisição dos alimentos, que foram entregues pelas equipes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), da secretaria.

Projeto ‘Merenda em Casa’

Retomado em 2023 devido à severa seca dos rios que assolou os municípios do estado, o projeto ‘Merenda em Casa’ foi uma importante ferramenta também durante a pandemia da Covid-19, quando foram entregues um total de 440 mil kits, destinados a 221,9 e 224 mil alunos da capital e do interior do estado, respectivamente. 

A iniciativa foi uma das quatro vencedoras do 3º Prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado em 2020.