Início » Tok&Stok fecha algumas lojas e faz saldão com promoções de até 50%
Economia

Tok&Stok fecha algumas lojas e faz saldão com promoções de até 50%

Rebecca Maria / Agência O Globo

Em meio à crise e com uma dívida milionária, a Tok&Stok está fechando algumas lojas no país e promovendo saldões com ofertas de até 50% para pôr fim aos estoques nessas unidades. Segundo o jornal Valor, a rede está encerrando lojas em cinco estados, incluindo Rio e São Paulo. O movimento faz parte de um processo de reestruturação financeira da empresa, que tem dívida avaliada em cerca R$ 600 milhões.

No Rio, a loja que está prestes a fechar é a do NorteShopping. Segundo funcionários, ela vai encerrar as atividades até dia 30 de abril. Os empregados serão realocados nas demais unidades da Tok&Stok que continuam funcionado. Procurada, a companhia disse que não vai comentar o fechamento das lojas.

Segundo informações disponíveis no site da Tok&Stok, a empresa está presente em 22 estados, com cerca de 60 lojas. Somente em São Paulo são 21; já no Rio de Janeiro são seis unidades, incluindo a loja do NorteShopping.

Prateleiras vazias

O saldão na unidade carioca chegou a viralizar na última semana nas redes sociais. Em cinco dias, as prateleiras cheias deram lugar a espaços vazios. Agora, poucos são os itens encontrados no local. Alguns consumidores saem frustrados da loja.

— Vi um vídeo nas redes sociais sobre a promoção e decidi vir à loja. Mas parece que todo mundo teve a ideia. Fiquei frustrada, está tudo vazio — conta Isabela Urbang, de 21 anos, que saía da unidade do NorteShopping de mãos vazias na última terça-feira.

Como a liquidação é restrita às lojas físicas que terão as atividades encerradas, outros clientes tentam ainda aproveitar o saldão, mesmo com poucas opções.

— A gente podia ir em uma loja ao lado da nossa casa, mas viemos nessa aqui para aproveitar o desconto. Está valendo a pena. Por enquanto já compramos sete produtos — relata o casal Andressa Holanda, 37, e Ramon Carvalho, 33.

Em busca de um novo sócio

Em fevereiro deste ano, a Tok&Stok contratou a Alvarez&Marsal para renegociar as dívidas e buscar um novo sócio. A crise vivida pela empresa foi evidenciada após uma ordem de despejo de uma unidade em Minas Gerais, por atraso no pagamento do aluguel.

A ação de despejo, na verdade, era apenas a ponta do iceberg de uma companhia que teve sua receita líquida em 2021 de R$ 1,15 bilhões, valor abaixo do período pré-pandemia.

A reestruturação da empresa é mais um exemplo da crise que o setor varejista vem sofrendo. Em 2021, a concorrente direta da Tok&Stok, a Etna, começou a fechar suas portas no Nordeste. O fechamento total das unidades aconteceu em 2022.

Procurada, a Alvarez&Marsal disse que também não vai comentar o fechamento das lojas ou dar detalhes sobre o plano de reestruturação.

De O Globo.