Início » HPS 28 de Agosto inicia padronização de enxoval hospitalar para reduzir riscos de infecção
Saúde

HPS 28 de Agosto inicia padronização de enxoval hospitalar para reduzir riscos de infecção

Implantação inicia gradativamente e deve ser concluída em até 60 dias


O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM), iniciou nesta sexta-feira (04/08), a implantação da padronização do enxoval hospitalar. Os setores críticos como Centro Cirúrgico, Centro de Tratamento de Queimados e a Unidade de Terapia Intensiva serão os primeiros a receber a nova rouparia. O objetivo é reduzir os riscos de infecção hospitalar dentro da unidade tanto da equipe multiprofissional como dos pacientes.

De acordo com a diretora geral do HPS 28 de Agosto, enfermeira Rita Almeida, a medida também contribuirá para o bem-estar, conforto, segurança e recuperação dos pacientes, além de criar uma identidade única e organizada. “Estamos buscando proporcionar mais conforto e segurança, tanto para nossos pacientes, quanto para os profissionais e essa nova rouparia também auxiliará na identificação de cada classe”, disse a diretora. 

Entre os itens da padronização, estão, roupa privativa, lençóis para pacientes, lençóis para macas, capote cirúrgico, campo cirúrgico fenestrado duplo, campo cirúrgico duplo, bata, manta, travessa hospitalar, biombo hospitalar, hamper, kit cirúrgico e capa para vídeo (utilizada em procedimentos como videolaparoscópicos). Ao todo, mais de mil funcionários e mais doze mil pacientes (média mensal) serão beneficiados com a mudança.

Os setores de Clínica Cirúrgica, Clínica Cirúrgica Feminina, Clínica Cirúrgica Masculina, Sala de Emergência, Observação de Clínica Cirúrgica, Extensão da Clínica Cirúrgica, Observação da Clínica Médica, Clínica Médica, Nefrologia, Hemodiálise, Ortopedia, Vascular, Politrauma, Sala Rosa e Sala de Decisão Clínica também serão contemplados com a nova rouparia.