Início » SES-AM atua para garantir mais qualidade de vida e saúde as crianças com Síndrome de Down 
Manaus

SES-AM atua para garantir mais qualidade de vida e saúde as crianças com Síndrome de Down 

Nesta terça-feira (21/03) é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down, que tem por objetivo a conscientização global da celebração da vida das pessoas que possuem o 21º cromossomo. Na Policlínica Codajás, unidade de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são realizados, mensalmente, cerca de 140 atendimentos com crianças com Síndrome de Down, pela equipe de nove profissionais fonoaudiólogos do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV). 

Os tratamentos realizados por eles incluem a intervenção precoce, avaliação, reabilitação das alterações de linguagem e dos distúrbios do sistema estomatognático, ou seja, tudo que envolve as estruturas e musculaturas orofaciais, as funções de sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala. 

A fonoaudióloga Joyce Guedes, que atua na Policlínica Codajás, explica que o trabalho realizado na unidade com crianças com síndrome de Down é muito importante para a qualidade de vida desse público. 

“Eles apresentam dificuldades de comunicação, audição e alimentação que impactam totalmente na qualidade de vida e independência. Nós somos os profissionais capacitados para avaliar e reabilitar esta comunicação, bem como realizar o tratamento das alterações nas funções orais, como sucção, mastigação e deglutição, e da musculatura orofacial, que em pessoas com essa síndrome encontra-se hipotônica, favorecendo assim seu desenvolvimento global”, explica. 

A profissional destaca ainda que a falta de acompanhamento especializado com estes pacientes, podem trazer dificuldades severas com a comunicação e funções essenciais para vida, como mastigação, deglutição, dando a eles um prejuízo na qualidade de vida. 

A atuação de um profissional de fonoaudiologia aumenta diretamente a qualidade e expectativa de vida saudável destes pacientes. 

Atendimento na Policlínica 

Os atendimentos para usuários do Sistema Único de Saúde com síndrome de Down são feitos na Policlínica Codajás, no CER IV, encaminhados via Sistema de Regulação (Sisreg), após atendimento primário na rede básica de saúde. 

O diretor da Policlínica Codajás, Rainer Figueiredo, destaca que a unidade está de portas abertas para atender a todos. “Nós temos uma equipe multidisciplinar formada por vários especialistas, que atuam da melhor forma possível, para atender nossos usuários do Sus”, finalizou.