Início » Produtora desenvolve série com foco no combate à corrupção
Notícias Corporativas

Produtora desenvolve série com foco no combate à corrupção

A série animada é direcionada a empresas do grupo Pacto Global e conta com 8 episódios.

A produtora de vídeos e especialista em treinamentos audiovisuais, Olive Tree Filmes, está atualmente desenvolvendo uma série animada composta por oito episódios de curta duração, focada no combate à corrupção. O público-alvo dessa produção são grandes empresas pertencentes ao grupo Pacto Global. A série tem como objetivo retratar situações problemáticas, visando capacitar o público a identificar possíveis desvios de conduta e fornecer estratégias para superá-los. Através desse projeto, a empresa busca promover a conscientização e a adoção de práticas éticas no ambiente corporativo.

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000, o Pacto Global é uma iniciativa que busca harmonizar as estratégias empresariais com os dez princípios universais nas esferas dos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Com mais de 16 mil participantes em 160 países, essa iniciativa se destaca como a maior e mais abrangente plataforma de sustentabilidade corporativa em todo o mundo.

A partir dos resultados do IPC (Índice de Percepção da Corrupção) 2022, divulgado pela Transparência Internacional em janeiro deste ano, o Brasil ocupou a 94ª posição entre 180 países no ranking mundial. Esse índice avalia a percepção da integridade do setor público internacionalmente, e o país permaneceu estagnado com 38 pontos em uma escala de zero a 100. Essa posição se manteve pelo terceiro ano consecutivo, tendo avançado duas posições em relação ao ano anterior, devido ao desempenho negativo de outros países.

Conteúdos podem ajudar na conscientização e reputação de empresas

De acordo com a diretora da Olive Tree Filmes, Carol Mendonça, a criação de conteúdos e treinamentos sobre conformidade, ética e temas antissuborno fortalece as organizações, promove uma cultura de integridade, cumpre leis e regulamentos, protege a reputação e proporciona um ambiente de trabalho saudável. 

Segundo ela, é um investimento relevante para um futuro empresarial mais ético, responsável e livre de corrupção. “É importante conscientizar e engajar as organizações a enfrentar esse problema social, fornecendo uma abordagem criativa e educativa para combater a corrupção nos setores público e privado”, salienta.

Para ela, esses materiais também auxiliam na conformidade com leis e regulamentos, minimizando riscos legais e protegendo a reputação das empresas. Também contribuem para um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, valorizando a integridade e o bem-estar dos colaboradores.

Por fim, Mendonça ressalta a importância de ter um time capacitado para desenvolver esses conteúdos. “Aqui na Olive, juntamos designers instrucionais, roteiristas, diretores de arte, ilustradores e editores em uma colaboração criativa para produzir materiais educacionais que atendam às expectativas de grandes empresas e instituições”, destaca.